Conselheiros da OAB-MT escolheram candidatos a lista sêxtupla paritária para vaga de desembargador no TJMT

Conselheiros da OAB-MT escolheram candidatos a lista sêxtupla paritária para vaga de desembargador no TJMT

O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) procedeu, nesta sexta-feira (10), à seleção da lista sêxtupla de advogados para o preenchimento da vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em conformidade com o Quinto Constitucional.

Os advogados selecionados, em observância à paridade de gênero, foram Ricardo Almeida, Dauto Passare e Sebastião Monteiro, juntamente com as advogadas Jamille Adamczyk, Juliana Zafino e Michele Dorileo.

A referida lista será submetida ao Tribunal de Justiça, que indicará os três nomes que avançarão para a próxima fase do processo.

Posteriormente, o governador Mauro Mendes, na qualidade de chefe do Executivo, homologará um dos nomes selecionados para a ascensão ao cargo de desembargador.

Em seguida, foi realizada a arguição dos candidatos, onde cada um se apresentou e respondeu aos questionamentos da banca. Para finalizar o processo de escolha, a votação foi efetuada de forma eletrônica, com os resultados imediatamente exibidos em tela. A presidente Gisela concluiu a sessão ressaltando o espírito democrático e a relevância da representatividade da advocacia no Poder Judiciário. "Registro meu agradecimento a todos. A OAB-MT encaminhará a lista sêxtupla que reflete a vontade da advocacia".

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, deu início à sessão pública de arguição, solicitando a proteção superior e expressando gratidão a todos os diretores e conselheiros seccionais presentes, que se dispuseram a cumprir essa nobre missão. “Convido todos a uma salva de palmas em reconhecimento a este momento histórico, estendendo meus cumprimentos a todos os candidatos e candidatas”.

Gisela enfatizou a significativa participação feminina neste processo, com um número de candidatas superior ao de homens, ressaltando a assertividade da OAB-MT em adotar a paridade de gênero, pela segunda vez consecutiva, no âmbito do Quinto Constitucional.

“Trata-se de um avanço na garantia de direitos e no fortalecimento do processo democrático, refletindo tanto na nossa instituição quanto na sociedade”. A sessão teve início com a análise de um recurso interposto pela candidata Dione Almeida e três impugnações apresentadas pela concorrente Daniela Echeverria, dirigidas às candidaturas de Angelize Neiverth, Jamille Adamczyk e Rosana Ramires. Por decisão unânime dos conselheiros, todos os candidatos impugnados prosseguiram no pleito.

img

Em seguida, foi realizada a arguição dos candidatos, onde cada um se apresentou e respondeu aos questionamentos da banca.

Para finalizar o processo de escolha, a votação foi efetuada de forma eletrônica, com os resultados imediatamente exibidos em tela.

Na sequência os votos obtidos pelos candidatos: das mulheres, Jamille Clara foi a mais votada, recebendo ao todo 37 votos. Em seguida, veio Juliana Zafino, com 36 e Michelle Dorileo, que somou 32 votos,  em relação aos homens, Ricardo Almeida figura na frente, com 32 votos, seguido de Dauto Passare, com 29 e Sebastião Monteiro da Costa Junior, com 27.

A presidente Gisela concluiu a sessão ressaltando o espírito democrático e a relevância da representatividade da advocacia no Poder Judiciário. “Registro meu agradecimento a todos. A OAB-MT encaminhará a lista sêxtupla que reflete a vontade da advocacia”.

Redação JA / Foto: Divulgação OAB/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *