Conselheira estadual da OAB é presa em operação que revela rombo bilionário na unimed Cuiabá

Conselheira estadual da OAB é presa em operação que revela rombo bilionário na unimed Cuiabá

A advogada Jaqueline Larrea, atual conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi presa pela Polícia Federal em uma operação que investiga ex-gestores da Unimed Cuiabá. Ela atuou como assessora jurídica da cooperativa entre 2019 e 2023, durante a gestão do médico Rubens Carlos de Oliveira Jr., período em que as contas da instituição teriam sido “maquiadas”.

Por ser advogada e ocupar o cargo de conselheira federal da OAB, sua prisão deve ser acompanhada pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT). Se a detenção for mantida, Jaqueline será encaminhada a uma sala de estado maior, em conformidade com as prerrogativas de sua profissão, ficando isolada dos demais detentos.

Ao todo, seis mandados de prisão foram emitidos pela Justiça Federal, incluindo figuras importantes da gestão da Unimed Cuiabá, como Rubens Carlos de Oliveira Júnior, ex-presidente do Conselho de Administração; Eroaldo Oliveira, ex-CEO; Suzana Palma, ex-diretora financeira; Jaqueline Larrea, ex-assessora jurídica; e Ana Paula Parizotto, ex-superintendente financeira.

Esses ex-gestores, todos ligados à alta administração da Unimed Cuiabá, enfrentam acusações de participação em um esquema que teria causado um prejuízo de R$ 400 milhões à cooperativa. As investigações indicam crimes de falsidade ideológica, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Esse processo resulta de um acordo de leniência firmado entre a atual diretoria da Unimed Cuiabá e o Ministério Público Federal (MPF), pelo qual a cooperativa forneceu informações sobre a antiga administração e concordou em pagar uma multa superior a R$ 400 mil para evitar que o plano de saúde fosse judicialmente processado.

Entramos em contaro com a OAB – MT e até o fechamento não tivemos resposta, permanecendo o espaço aberto.

 

Por Daniel Trindade-Portal de Noticias Sinop-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *