O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) indeferiu o pedido de habeas corpus e ratificou a decisão de levar o advogado Cleber Figueiredo Lagreca a júri popular, acusado do homicídio da empresária Elaine Stelatto Marques em 2023, no Lago do Manso.
A deliberação ocorreu durante sessão da Primeira Câmara Criminal, realizada na terça-feira (9). No mesmo ato, os desembargadores também negaram o recurso apresentado pelo Ministério Público Estadual (MPE), mantendo a exclusão da imputação correspondente ao crime de estupro.
Em junho, o juiz Leonísio Salles, da 1ª Vara Criminal de Chapada dos Guimarães, pronunciou Cleber pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e fraude processual, absolvendo-o da acusação de estupro.
O juiz fundamentou sua decisão afirmando que “a denúncia é improcedente neste ponto, e o réu será impronunciado pelo crime de estupro. Não foram apresentados nos autos outros elementos que comprovassem materialmente a ocorrência do crime, como a presença de material genético do acusado em quantidade ou em local que indicasse uma relação sexual forçada e recente”.
O MPE interpôs recurso visando a revisão da exclusão, mas o colegiado manteve a decisão absolutória. A defesa, por sua vez, apresentou habeas corpus para anular a pronúncia, o qual foi também negado.
“Orou, durante a instrução, que não houve demonstração de nenhum tipo de violência ou animus, nada que indicasse a prática de estupro, corroborado por perícias da Politec e particulares. O juiz indeferiu a pretensão do Ministério Público de incluir o estupro no júri. Este, insatisfeito, recorreu, e o recurso foi improvido na sessão anterior”, declarou Mahon, advogado de defesa.
“Recorremos, igualmente, da pronúncia, que igualmente foi improvada. Assim, haverá o júri, salvo eventual recurso posterior. A expectativa, por ora, é de que o júri ocorra sem a consideração do delito de estupro, focando apenas na análise da ocorrência de homicídio e suas circunstâncias”, completou.
Entenda o caso
A empresária foi assassinada no dia 19 de outubro de 2023, no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães. Cleber e Elaine estavam juntos naquele dia. O advogado apresentou uma versão dos fatos que não convenceu a Polícia, alegando que houve uma falha mecânica no motor da lancha em que estavam.
A embarcação, segundo sua narrativa, estava em processo de guinchamento quando Elaine decidiu “tomar banho com a embarcação em movimento e com uma corda amarrada na cintura”, conforme registrado no boletim de ocorrência do crime. Ele alegou que ela teria se “desequilibrado com as ondas da água e se afogado”.
Cleber foi preso em setembro de 2024 após uma busca que durou dois dias, incluindo abandono de veículo e fuga a pé, além de varreduras em hotéis na cidade de Cuiabá.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online