CHUVAS INTENSAS: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
O Governo Federal está tomando medidas para apoiar os municípios gaúchos afetados pelas chuvas intensas e desastres naturais. O presidente Lula expressou solidariedade às famílias afetadas e assegurou que não faltará ajuda do governo para cuidar da saúde, transporte e alimentos. A prioridade é mobilizar todos os órgãos federais para restabelecer a normalidade.
Uma medida importante anunciada é a possibilidade de renegociação das dívidas do crédito rural de investimentos para os produtores rurais afetados. Essa iniciativa, aprovada pelo Conselho Monetário Nacional, permitirá que os agricultores renegociem seus débitos, adiando ou parcelando os pagamentos que venceriam em 2024. Os financiamentos devem estar em situação de adimplência até dezembro de 2023.
Além disso, o vice-presidente Geraldo Alckmin ressaltou a importância dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFA) diante da situação, especialmente no que diz respeito aos frigoríficos afetados pelas enchentes.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também está pronta para atuar em conjunto com outros parceiros, garantindo o abastecimento de alimentos às famílias afetadas. No ano passado, a Conab distribuiu 40 mil cestas de alimentos e está preparada para atender às demandas deste ano.
Além disso, um escritório de monitoramento será estabelecido em Porto Alegre para concentrar as informações sobre as ações de apoio federal ao Rio Grande do Sul.
Essas medidas demonstram a preocupação e o compromisso do Governo Federal em auxiliar os municípios e a população afetada, buscando minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas e desastres naturais.
Redação JA /Foto : reprodução