Evento reforçou o protagonismo da mulher negra na advocacia e destacou a importância da representatividade nos espaços de poder.
A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), Thaís Brazil, e a diretora Roberta de Arruda participaram do Ciclo de Palestras em Alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, realizado nesta segunda-feira (28), no auditório da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), em Cuiabá.
Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Comissão de Defesa da Igualdade Racial e da ESA/MT, o evento teve como objetivo principal fomentar reflexões sobre o enfrentamento ao racismo estrutural, à violência de gênero e à invisibilidade histórica da mulher negra, especialmente dentro do sistema de justiça.
Durante sua fala, a vice-presidente da CAA/MT, Thaís Brazil, destacou a importância de fortalecer a presença da mulher negra nos espaços de decisão, não apenas em datas comemorativas. “Que as mulheres negras estejam em todos os espaços de poder, com liberdade para vestir-se, portar-se e expressar sua identidade, inclusive com símbolos religiosos, sem serem julgadas como inadequadas, principalmente no judiciário. Que sigamos juntas nessa luta, com compromisso, acolhimento e respeito”, afirmou.
Thaís ainda reforçou o papel da Caixa como instituição comprometida com a pauta da igualdade racial e com a valorização da advocacia negra, especialmente das mulheres.
“A CAA/MT é composta por profissionais que atuam com responsabilidade social e sensibilidade diante das desigualdades. Temos projetos voltados à inclusão, ao fortalecimento da autoestima e à visibilidade das mulheres negras na advocacia. Estamos juntas para garantir que essas vozes não apenas sejam ouvidas, mas também respeitadas e valorizadas em todos os espaços”, completou.
O evento contou com três palestras que abordaram temas centrais à valorização da mulher negra: “Feminismo Negro”, com Soenil Clarinda de Sales, doutoranda em Educação pela UFMT; “Violência contra a Mulher Negra”, com Larissa Magalhães Miranda, advogada; e “Autoestima como Instrumento de Resistência”, com Catiane Laura de Souza, psicóloga clínica.
A Caixa segue apoiando iniciativas que promovam equidade, representatividade e justiça social no meio jurídico e na sociedade.
Da Assessoria de Imprensa CAAMT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
3rcw65