O Conselho Nacional de Justiça identificou uma alteração indevida em registros do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), sistema que concentra informações sobre mandados judiciais em todo o país. Segundo o órgão, houve a substituição irregular de dados vinculados a um mandado por informações associadas a autoridades brasileiras — o que gerou mandados de prisão falsos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
De acordo com a apuração conduzida pela Divisão de Segurança da Informação do CNJ, a ação ocorreu a partir do uso indevido de credenciais de acesso pertencentes a usuários de tribunais. As credenciais teriam sido comprometidas em razão de roubo, o que permitiu sua utilização irregular no sistema.
O CNJ enfatizou que não houve invasão, violação ou comprometimento dos sistemas institucionais e que o episódio não decorreu de falha estrutural ou ataque externo à infraestrutura tecnológica do órgão, mas do uso indevido de acessos legítimos obtidos de forma ilícita.
Ainda segundo o CNJ, a alteração não resultou na expedição de mandados judiciais contra as autoridades cujos dados foram inseridos de forma irregular. O órgão informou que o problema já foi resolvido e que mantém monitoramento permanente de seus sistemas, reforçando a importância da adoção de boas práticas de segurança da informação pelos usuários, especialmente no que diz respeito à proteção de credenciais de acesso, para evitar ocorrências semelhantes.
Fonte: Conjur / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online