ATAQUE AO JUDICIÁRIO – CNJ identifica alteração indevida em dados de sistema de mandados judiciais

ATAQUE AO JUDICIÁRIO - CNJ identifica alteração indevida em dados de sistema de mandados judiciais

Conselho Nacional de Justiça identificou uma alteração indevida em registros do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP), sistema que concentra informações sobre mandados judiciais em todo o país. Segundo o órgão, houve a substituição irregular de dados vinculados a um mandado por informações associadas a autoridades brasileiras — o que gerou mandados de prisão falsos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

De acordo com a apuração conduzida pela Divisão de Segurança da Informação do CNJ, a ação ocorreu a partir do uso indevido de credenciais de acesso pertencentes a usuários de tribunais. As credenciais teriam sido comprometidas em razão de roubo, o que permitiu sua utilização irregular no sistema.

O CNJ enfatizou que não houve invasão, violação ou comprometimento dos sistemas institucionais e que o episódio não decorreu de falha estrutural ou ataque externo à infraestrutura tecnológica do órgão, mas do uso indevido de acessos legítimos obtidos de forma ilícita.

Ainda segundo o CNJ, a alteração não resultou na expedição de mandados judiciais contra as autoridades cujos dados foram inseridos de forma irregular. O órgão informou que o problema já foi resolvido e que mantém monitoramento permanente de seus sistemas, reforçando a importância da adoção de boas práticas de segurança da informação pelos usuários, especialmente no que diz respeito à proteção de credenciais de acesso, para evitar ocorrências semelhantes.

Fonte: Conjur / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *