Advogado de MT Ulisses Rabaneda assume vaga no CNJ e fala em compromisso com a justiça e imparcialidade

Advogado de MT assume vaga no CNJ e fala em compromisso com a justiça e imparcialidade

A posse de dois novos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inaugurou a 1.ª Sessão Ordinária do CNJ de 2025 na manhã desta terça-feira (11). Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda dos Santos assumem suas funções, representando a advocacia nos próximos dois anos.

Em sua mensagem de acolhimento aos conselheiros, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou as trajetórias e as qualificações dos novos membros.

Marcello Terto, reconduzido ao cargo, é procurador do estado de Goiás e já exerceu a função de conselheiro federal da OAB. Durante sua anterior passagem pelo CNJ, entre 2022 e 2024, foi elogiado por sua presidência na Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários, além de atuar como ouvidor nacional de justiça.

Em seu discurso de posse, Terto refletiu sobre o significado de seu retorno ao CNJ, enfatizando que a missão da OAB vai além da defesa dos interesses da advocacia. “É fundamental defender não apenas as prerrogativas dos advogados, mas, acima de tudo, a cidadania e os direitos dos jurisdicionados, que são o foco do sistema de Justiça”, declarou.

Por sua vez, Ulisses Rabaneda expressou sua alegria em integrar o Conselho, destacando seu compromisso com a responsabilidade e a técnica. Esta é sua primeira experiência como conselheiro do CNJ. “No campo disciplinar, meu compromisso é com a justiça, a imparcialidade e o respeito ao devido processo legal, que são essenciais para a verdadeira justiça”, afirmou Rabaneda.

“É uma grande honra representar a advocacia no CNJ, contribuindo para o fortalecimento do Judiciário, a defesa das prerrogativas da classe e a promoção de uma Justiça mais eficiente e acessível. Assumo essa missão com compromisso, equilíbrio e rigor técnico, sempre pautado pelo diálogo e pelo respeito aos princípios do Estado Democrático de Direito,” disse Rabaneda, em sua posse efetivada na 1.ª Sessão Ordinária de 2025, na sede do CNJ.
Em seu discurso, ele defendeu a sustentação oral e demais pilares do exercício da advocacia que garantem a administração da Justiça e os direitos do cidadão.
Advogados, ex-presidentes da OB-MT estiveram presentes na solenidade de posse
O advogado Ulisses Rabaneda foi indicado à vaga pelo CFOAB, do qual era Procurador-Geral. Deixou o cargo, para assumir no CNJ. Foi sabatinado em dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, em seguida, seu nome foi confirmado pelo Pleno.
A presidente da OAB-MT Gisela Cardoso, que esteve presente no evento, parabenizou Rabaneda e desejou êxito. “Por toda a sua trajetória profissional, orgulha a advocacia mato-grossense, a advocacia brasileira, com um histórico de serviços prestados ao Sistema OAB e à sociedade e a agora assume novo mister, com o desafio de trabalhar pela evolução do Judiciário no país”.
Um marco histórico para a advocacia mato-grossense, em razão de que pela 1ª vez um representante do Estado ocupa o destacado cargo de conselheiro do CNJ, com a responsabilidade de atuar pelo aperfeiçoamento do Judiciário brasileiro.
Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *