O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) não exerce jurisdição revisional sobre os atos praticados pela Justiça Federal, que tem a competência para o exame da controvérsia relacionada à propriedade de créditos da recuperação judicial da empresa Imcopa, conforme foi reconhecido em decisão proferida no Conflito de Competência 191.997/PR.
Esse foi o entendimento do ministro Antonio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça, para anular a decisão do desembargador Tito Campos de Paula, do TJ-PR, que suspendeu a sentença de primeira instância que devolveu a posse da Imcopa ao Grupo Petrópolis.
A Imcopa é uma das maiores processadoras de soja não transgênica do país e passa por um conturbado processo de recuperação judicial. Até a decisão que determinou que a empresa fosse assumida por nomes indicados pelo Grupo Petrópolis — uma vez que a companhia detém 97% dos créditos devidos pela Imcopa no processo de recuperação judicial —, a processadora de soja estava sob o controle dos administradores Fernando Lauria e Mauro Piacentini.
Após a derrubada da decisão de primeira instância pelo desembargador Tito Campos de Paula, o Grupo Petrópolis apelou ao STJ com o argumento de que a sentença inicial apenas implementou o que foi decidido pela 4ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Brasília, na qual tramita o processo que discute a titularidade de créditos da empresa.
Em sua decisão, o ministro lembrou que o TJ-PR não tem competência para revisar atos praticados por magistrado federal. “Registre-se que o comando emanado do juízo federal, que reconheceu em favor das reclamantes a titularidade dos créditos sob disputa, foi reavaliado pelo TRF-1 em mais de uma oportunidade (e-STJ, fls. 161/170, 172/181), sem qualquer alteração, razão pela qual se afigura descabido o questionamento de seus efeitos por autoridade que não detém competência para reexaminá-lo.”
Diante disso, o magistrado concedeu liminar devolvendo o controle da Imcopa ao Grupo Petrópolis.
Clique aqui para ler a decisão
Rcl 47.198
Fonte: Conjur ? Foto: reprodução

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online