Aos 25 anos, a violeira mato-grossense conta como conheceu o instrumento que passou a fazer parte de sua vida
A música raiz sertaneja embala o 17º episódio do PodCrê, produzido pelo Sistema Comércio de Mato Grosso, que ao som da viola de sete cordas, traz um dos ícones do estilo musical no estado. Pâmella Viola é a convidada da vez.
Aos 25 anos, com mais de 350 mil seguidores no Instagram, além de diversas apresentações em todo o país, junto de sua companheira de palco, Karoline, Pâmella Viola tocou sua viola, cantou e conversou com as apresentadoras Thielli Ehlert, diretora de Comunicação e Marketing do Sistema Comércio-MT, e Naiagia Vasconcelos, gerente de Comunicação e Marketing do Sesc-MT.
Pâmella contou que aos oito anos começou a cantar na Igreja, onde também aprendeu a tocar violão com a freira Olímpia, em Poxoréu. “Ela começou a me ensinar a música João de Barro e eu lembro que eu pegava com muita facilidade. E foi ela até que descobriu o meu dom. Minha mãe cantava salmos, e eu ia com ela ensaiar, e ficava batendo o dedinho no ritmo da música, exatamente. E a irmã falou para minha mãe que eu ia aprender a tocar, que eu fazia ritmo com os dedinhos certinho e era afinada”, completou.
Mas a paixão pela viola começou quando Pâmella escutou pela primeira vez o dedilhar das cortas, na apresentação de Juliana Andrade e Jucimara, quando a festa ainda não era o Encontro de Violeiros, mas sim a FeagroPox. Para ela, as coisas são de Deus, e quando Deus quer, faz.
“Falo isso porque meu pai é um homem bem caseiro e, nesse dia, era FeagroPox, mas tinha os violeiros que tocavam na concha já. Meu pai levou a gente, porque ia tocar Amado Batista, e minha mãe gostava muito. Quando chegamos lá, estava tocando Juliana Andrade e Jucimara e eu, bem pequeninha, ouvi o som do dedilhar da viola e queria saber o que era. Saí correndo no meio do povo, com meu pai atrás.
Quando cheguei no topo da concha e vi elas tocando, olhei para o meu pai e disse que queria uma daquela, eu nem sabia o nome daquilo. Meu pai foi atrás para descobrir e era uma viola. Isso era num sábado. Na terça-feira, meu pai já me deu uma viola, e eu comecei a aprender. Tive dois professores, primeiro em Poxoréu mesmo, e depois em Rondonópolis. E a partir daí eu nunca mais parei”, lembrou.
No ano de 2010, já no evento nomeado Encontro de Violeiros de Poxoréu, Pamella participou do Festival Mirim, e ficou em primeiro lugar. Em 2015, ela gravou o primeiro CD, intitulado de “Parceria Perfeita” e, em 2021, o CD “Cidade Querida”, em parceria com Caroline.
Durante o programa, Pamella explicou que o fato de ter nascido em Poxoréu influenciou muito para que ela gostasse da viola e engajasse na carreira. “Poxoréu é uma cidade de grandes talentos. Eu acredito que influenciou muito. Foi lá no Encontro que me despertou a vontade de tocar a viola, e desde então, até hoje, eu estou lá, ‘batendo ponto’ na verdade. Me trouxe grandes oportunidades. Esse ano mesmo, o senhor Wenceslau Junior (presidente do Sistema Fecomércio MT) deu oportunidade para a gente abrir o show da Bruna Viola e de Mayck e Rian. Tenho muito orgulho de nascer em Poxoréu e fazer parte dessa história da viola, tenho muito orgulho mesmo”, completou.
O Sesc MT é correalizador do Encontro de Violeiros desde 2021 e, em 2022, realizou a gravação de um documentário chamado “Sons em Mato Grosso”, disponível no Youtube, que resultou em um livro com o mesmo nome, com entrevistas com diversos artistas da viola.
Durante o programa, Pamella ainda faz uma palhinha, tocando um instrumental que segundo ela, não pode faltar no evento, e que foi um dos primeiros solos que aprender a tocar com a Juliana Andrade.
O episódio completo do PodCrê com Pâmella Viola está disponível no canal do Sesc Mato Grosso no Youtube (clique aqui – https://www.youtube.com/watch?v=_MoPNdiAbd0&t=1722s ) e plataformas de áudio (Spotify/ Deezer/ Apple Podcasts/ Amazon Music/ Google Podcasts/ Castbox).
Sobre o PodCrê
PodCrê, é o podcast semanal realizado pelo Sistema Comércio MT que apresenta análises, dicas e reflexões, por meio de uma visão única sobre assuntos da atualidade que impactam diretamente a jornada pessoal e profissional, com o auxílio das vozes de especialistas, influenciadores e personalidades de Mato Grosso.
Temas que já foram abordados
Episódio 1 – ComunicAÇÃO: Comunicação assertiva como ferramenta de sucesso, com Luzimar Collares (jornalista, escritora e apresentadora) e Luciana Falcão (Mentora e consultora)
Acesso: https://youtu.be/jVvgR1EpQvQ
Episódio 2 – Aprender, entender e empreender – Estratégias e análise de mercado em Mato Grosso, com Diego Hurtado (Coach) e Rosana Abutakka (Diretora de Educação do Senac MT)
Acesso: https://youtu.be/AM0cG7JJ7Hk
Episódio 3 – Ecoturismo e Conexões: Trilhando possibilidades e acesso ao turismo ambiental no estado, com Cristina Cuiabália (Diretora geral do polo socioambiental Sesc Pantanal) e Cristina Barros (Guia de Turismo)
Acesso: https://youtu.be/zTk72aiCdjM
Episódio 4 – Produtividade, inteligência emocional e carreira – Estratégias e cuidados com a saúde mental aplicada no mercado de trabalho, com Manoel Vicente (Psiquiatra) e Betânia Bedone Prado (Gestora de relações trabalhistas e humanas)
Episódio 5 – Múltipla Jornada – Trabalho, Maternidade e Criação! Com a jornalista, apresentadora e mãe Marina Martins e a psicóloga Gina Coelho
Episódio 6 – Criação de conteúdo é negócio! Com as influenciadoras digitais Célia Alves e Débhora Padilha.
Episódio 7 – Comida no prato, negócio na mesa! Com a renomada cheff cuiabana Ariani Malouf e o churrasqueiro mais conhecido de Mato Grosso, Lammonyel Vieira.
Episódio 8 – Presença e protagonismo: Mulheres que inspiram! Com a empreendedora Camila Faria e a criadora de conteúdos digitais Daniella Rosa.
Episódio 9 – Gestão cultural e empreendedorismo – Repertórios criativos na produção de eventos, com a empresária Alcimar Moretti e o empresário e maestro Fabrício Carvalho.
Episódio 10 – Vô indica! Com o criador de conteúdo digital FM.
Episódio 11 – Dá pra prever o futuro? Um papo sobre gestão de carreira, com a jornalista e escritora Eunice Ramos e a mentora executiva e de carreira Sonia Fonseca.
Episódio 12 – É AÍ QUE TÁ – Inteligências Artificiais, com o colorista e editor Marcelo Sant’Anna, e o mestre em inteligência artificial e gestor de TI, Carlos Eduardo Apoitia.
Episódio 13 – PELOS BRASIS! com os jornalistas Lucas Bólico e Isabela Mércuri, que viajaram de Kombi, com dois cachorros, por 18 estados brasileiros, enfrentando desafios na estrada e vivendo experiências inesquecíveis na viagem.
Episódio 14 – Comunicação Institucional – Conectando propósitos e pessoas! Com as especialistas no tema, a jornalista Laice Souza, secretária de Comunicação do Estado de Mato Grosso, e Cláudia Luz, publicitária, mentora e palestrante.
Episódio 15 – Som e Movimento: Festivais de Música Movimentando a Economia, com o produtor João Pedro Pace, sócio do grupo Casa Sumac e realizador do Festival Baguncinha, e Jr Brasa, empresário e produtor do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães.
Episódio 16 – “Prepare-se e aprenda a vender” com Tinara Fava e Aly Baddauhy Jr. https://www.youtube.com/watch?v=RPS0xqZbJEQ
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
Por: Daniele Danchura
Assessoria de Imprensa – Sesc-MT

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online