Flávio Dino, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de extinção de pena do ex-deputado federal Pedro Henry, que teve seus direitos políticos suspensos por oito anos.
O ex-deputado Pedro Henry foi condenado em 2012 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por conta da sua participação no esquema do Mensalão.
No pedido encaminhado ao Supremo, o ex-deputado argumentou que o tempo de inelegibilidade já havia transcorrido. No entanto, Dino seguiu o parecer do Ministério Público Federal, que se disse contrário à extinção da pena.
Em sua análise,o ministro Flávio Dino concordou com o parecer do MPF, ratificando que a suspensão dos direitos políticos por 8 anos começa a contar a partir do cumprimento integral da pena, incluindo o pagamento dos 370 dias/multa. Pedro Henry foi condenado em 2012 no processo do “Mensalão” – o suposto pagamento a parlamentares do Congresso para dar “sustentação” ao segundo mandato do presidente Luís Inácio “Lula” da Silva (PT), a partir de 2007.
O ex-parlamentar já teve cinco mandatos como deputado federal, e também foi vice-prefeito de Cáceres (222 Km de Cuiabá), onde pretende disputar as eleições de 2024. Ele pretendia ser candidato a prefeito da cidade.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online