O STF, por maioria de votos, determinou que o Poder Legislativo crie uma lei federal para regular a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais do bioma Pantanal, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O objetivo do MPF foi garantir que o Poder Legislativo crie uma lei específica para regulamentar o disposto no artigo 225, parágrafo 4º da Constituição Federal, que trata do bioma.
Esta decisão foi tomada em resposta a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO 63) proposta pelo Ministério Público Federal em 2021, alegando a ausência de uma legislação específica sobre o Pantanal, apesar de a Constituição Federal determinar a preservação deste bioma.
O STF reconheceu a omissão do Congresso Nacional e estabeleceu um prazo de 18 meses para que seja editada uma lei federal que assegure a preservação do Pantanal.
Até que essa lei federal seja criada, o STF determinou que sejam aplicadas as normas específicas e suplementares já existentes sobre o tema nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A norma constitucional impõe o estabelecimento de condições legais para assegurar a preservação do Pantanal, da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, da Serra do Mar e da Zona Costeira. Para o Ministério Público Federal, a ausência de uma legislação específica sobre o Pantanal restringe a efetivação do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e fere a proteção especial conferida pela Constituição ao ecossistema.
A decisão visa garantir a efetivação do direito constitucional a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e a proteção especial conferida pela Constituição ao Pantanal, considerado patrimônio nacional.
O MPF também lembrou que o Pantanal integra o grupo de biomas que constitui patrimônio nacional, cuja utilização deve observar critérios legais e condições que assegurem a preservação ambiental. “Estabeleceu a Constituição Federal um elevado interesse público de todo país sobre o Pantanal mato-grossense, devendo os bens públicos ou privados existentes em suas áreas ser submetidos a um regime especial de utilização, com vistas à proteção dos atributos naturais e à manutenção da integridade dos ecossistemas que o compõem”, aponta a ação.
O STF impôs um prazo para que o Poder Legislativo cumpra sua obrigação constitucional de criar uma lei federal para a preservação do bioma Pantanal.
Redação JA / Foto: reprodução

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online