O governador Mauro Mendes anunciou o envio de um Projeto de Lei Complementar para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com o objetivo de endurecer as medidas contra crimes ambientais no estado. Essa proposta foi apresentada como uma medida complementar ao Plano de ação 2024 de combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais.
As quatro novas sanções propostas no projeto são as seguintes:
- Suspensão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e licença de qualquer atividade na área desmatada: Isso significa que os responsáveis pelo desmatamento ilegal terão a suspensão do cadastro ambiental, bem como a suspensão da licença para realizar qualquer atividade na área desmatada.
- Criação do Cadastro Estadual de Infratores Ambientais (CEIA): Essa medida visa criar um cadastro que registrará os infratores ambientais no estado de Mato Grosso, facilitando o controle e monitoramento dessas pessoas.
- Averbação das multas ambientais na matrícula do imóvel: Essa sanção prevê que as multas ambientais sejam registradas na matrícula do imóvel, o que pode dificultar a venda ou transferência do imóvel até que as penalidades sejam quitadas.
- Proibição ou suspensão de incentivos ambientais aos desmatadores: Essa última medida busca proibir ou suspender incentivos ambientais, como benefícios fiscais e financiamentos, para os infratores que praticarem desmatamento ilegal.
O governador ressaltou a importância dessa ação, destacando o investimento significativo feito nos últimos cinco anos para proteger as áreas e combater o desmatamento ilegal. Mauro Mendes afirmou que as medidas atuais não têm sido suficientes para deter o desmatamento ilegal e que é necessário aprimorar a legislação para punir os infratores.
“Temos tido tolerância zero com os crimes ambientais em Mato Grosso, mas temos que aprimorar a lei para evitar que esses 2% que insistem em cometer crimes possam ser penalizados e com isso diminuirmos esse tipo de crimes no nosso estado”, continuou.
O Projeto de Lei Complementar será submetido à votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e, se aprovado, será sancionado pelo governador. Durante o anúncio, estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o senador Wellington Fagundes, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Laice Souza (Comunicação), o comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Correa Mendes, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges, o procurador de Justiça, Gerson Barbosa, e a superintendente do IBAMA/MT, Cebele Ribeiro, entre outros.
Redação JA / Foto: Mayke Toscano – Secom-MT

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online