Termina nesta sexta-feira (7.11) a etapa estadual da VI Mostra Científica STEAM Seduc/MT 2025, evento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) que celebra o protagonismo e a criatividade dos estudantes da rede pública de ensino.
Desde quarta-feira (5), 40 equipes finalistas apresentam seus projetos a uma banca examinadora, representando 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). As transmissões são feitas ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube, garantindo que toda a comunidade escolar acompanhe as apresentações.
Cada grupo tem 10 minutos para expor sua pesquisa e 5 minutos para responder às perguntas dos avaliadores, que definirão os 1º, 2º e 3º lugares nas categorias C1 (Ensino Fundamental) e C2 (Ensino Médio).
Nesta edição, 71 projetos científicos foram inscritos em todo o estado. Cada DRE selecionou seus representantes por categoria, destacando experiências que unem conhecimento e prática nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, que são os pilares da abordagem STEAM.
Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, mais do que uma competição, a Mostra é um espaço de aprendizagem ativa, onde os alunos são convidados a observar, investigar, experimentar e comunicar suas descobertas.
“A proposta é estimular o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe, transformando a curiosidade dos estudantes em projetos capazes de impactar suas comunidades”, completa o secretário.
Premiação
Os estudantes e professores orientadores das equipes premiadas receberão equipamentos tecnológicos como forma de incentivo à pesquisa e ao protagonismo estudantil. O 1º lugar vai receber um notebook para cada estudante e professor orientador; o 2º lugar receberá um tablet para cada integrante da equipe; e o 3º lugar, um headphone para cada participante.
STEAM
A abordagem STEAM integra cinco áreas do conhecimento, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (sigla em inglês de Science, Technology, Engineering, Art and Math). Essa abordagem propõe o aprendizado por meio de projetos e desafios práticos, colocando os estudantes no centro do processo educativo e promovendo uma aprendizagem ativa e interdisciplinar.
Por: Laís Soares | Seduc-MT/ Foto: Assessoria | Seduc-MT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online