A possibilidade de pagamento de fiança por meio de Pix, tema que a OAB/RS trata há mais de um ano, avançou na segunda-feira (15), após uma reunião do presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, com o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, representantes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e da Secretaria Estadual da Fazenda.
A principal novidade do encontro foi de que tanto os sistemas do TJRS quanto da Polícia estão integrados para gerar o código para pagamento por Pix quando o Ato de Prisão em Flagrante for enviado para o eproc. Com isso, faltam alguns testes para verificar a viabilidade, antes da novidade ser implementada definitivamente.
Iniciativa da OAB/RS, o pagamento da fiança por Pix é um pleito da advocacia criminalista. “A integração que tivemos ao longo dos últimos meses resultou nesse importante avanço. Trabalhamos em conjunto para entregar essa conquista, que facilita o pagamento de fiança por um meio acessível, tornando esse um processo mais ágil e seguro”, destacou Lamachia, que sugeriu uma nova reunião para o início de outubro a fim de avaliar os resultados dos testes.
O presidente da Comissão de Políticas Criminais, Segurança Pública e Proteção da Advocacia (CPCSP) da OAB/RS, Ivan Pareta Jr., também participou do encontro. “Com a medida, o pagamento de fiança será simplificado, beneficiando não apenas a advocacia que atua na área, como os trabalhadores da segurança pública”, disse Pareta.
Participaram ainda da reunião os juízes-corregedores do TJRS Bruno Massing e Max Akira; e o chefe de gabinete da SEFAZ, Giovanne Carlos, junto com o adjunto, Paulo da Fontoura Sacco.
Fonte: OAB/RS
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online