O segundo dia do evento “Leis e Likes: o papel do Judiciário e a influência digital”, realizado no Supremo Tribunal Federal (STF), teve a presença dos ministros Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e Alexandre de Moraes. A iniciativa reuniu 26 criadores de conteúdo para debater temas como papel do Judiciário, influência digital, democracia e liberdade de expressão.
Influência responsável
Na manhã desta quinta-feira (14), a primeira roda de conversa foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, que abordou “influência responsável, liberdade de expressão e democracia”.
Para o ministro, a influência digital e o papel das redes sociais constituem, hoje, um dos temas mais relevantes no Brasil e no mundo. Ele destacou que essas ferramentas, originalmente concebidas com uma finalidade democrática, têm sido deturpadas por grandes grupos econômicos e políticos que as utilizam com fins ideológicos específicos. “O STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vêm atuando em relação a isso, nos limites que a Constituição Federal estabelece”, afirmou.

Segundo o ministro Alexandre, não há oposição às redes sociais, que classificou como “instrumento inovador, responsável por revolucionar a comunicação ao reduzir a necessidade de intermediários entre o comunicador e o público, como ocorre na televisão, no rádio ou na imprensa escrita”. Contudo, reforçou a necessidade de maior responsabilidade no uso dessas plataformas, de modo a equilibrar liberdade e responsabilidade, sempre com bom senso. “O que é proibido no mundo real não pode ser permitido no ambiente virtual – nem mais, nem menos”, completou.
Inteligência artificial
A segunda roda de conversa foi conduzida pelo ministro Luís Roberto Barroso, que tratou de “inteligência artificial, desinformação e o mundo que queremos”. Segundo ele, a inteligência artificial representa a quarta revolução industrial e já é motivo de preocupação mundial, devido a riscos como a perda do controle humano sobre a tecnologia, seu uso bélico, impactos no mercado de trabalho e a propagação de desinformação.

Barroso observou que “ninguém detém o monopólio da verdade, da virtude ou do amor ao Brasil”, mas ressaltou que é preciso agir e pensar com base em fatos. Ele afirmou que nenhuma causa justifica mentir ou inventar deliberadamente. “Uma causa que depende da mentira e do ódio não é uma boa causa”, advertiu.
O presidente do STF acrescentou que o mundo que desejamos deve ser guiado pelo bem, pela justiça e pela verdade. “A boa-fé e a boa vontade são indispensáveis para que possamos viver de forma plena, com paz interior”, concluiu.
A programação foi encerrada no TSE, onde os participantes realizaram uma visita institucional e participaram do ato de fechamento do evento.
Parceria
O evento teve patrocínio do YouTube, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), além de parceria do Instituto Justiça e Cidadania (IJC). Nenhum influenciador recebeu cachê, pois o encontro possui contrapartida 100% social, e o STF não custeia as visitas.
(Edilene Cordeiro/CM//AD)
Leia mais:
13/08/2025 – Influenciadores digitais participam de bate-papo no STF sobre redes sociais e democracia
Fonte: STF/ Fotos Flickr STF:
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online