NOVA ONDA: Juíza manda bloquear linha usada para golpe do falso advogado

WhatsApp libera tradução de mensagens em vários idiomas; entenda

A juíza Rosângela Fatima de Freitas, da Unidade Jurisdicional da Comarca de Viçosa (MG), concedeu liminar para bloquear uma linha telefônica usada para prática do golpe do falso advogado.

O pedido foi feito pelo advogado Leonardo Rezende, uma vez que golpistas estavam se fazendo passar por integrantes de seu escritório em contatos pelo aplicativo WhatsApp.

Os criminosos usavam identidade visual similar à da banca e dados processuais verdadeiros para tentar induzir clientes ao erro mediante solicitações de depósitos bancários.

O escritório informou a ocorrência do ilícito à empresa de telecomunicações à qual o número está vinculado, mas não obteve nenhuma providência.

Proteção à personalidade

Ao analisar o caso, a juíza apontou que o interesse no bloqueio surge pela necessidade da proteção do direito da personalidade e da reputação profissional do advogado, o que confere plausibilidade do direito.

“O perigo de dano é igualmente evidente, considerando que a continuidade da fraude poderá ensejar novos prejuízos patrimoniais a terceiros e comprometer ainda mais a reputação do escritório profissional do autor. Trata-se de dano atual, concreto e de difícil reparação”, avaliou.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 5002715-14.2025.8.13.0713

Fonte: Conjur/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *