O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi absolvido em cinco ações civis públicas propostas pelo Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), que o acusavam de provocar danos ambientais em propriedades rurais na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai, em Diamantino (MT). As sentenças foram emitidas entre março e abril pelo juiz André Luciano Costa Gahyva, da Comarca de Diamantino.
As alegações diziam respeito às fazendas Rancho Alegre, São Cristóvão, Pantanal II – Buriti Grande e Estreito do Rio Claro. O MP-MT afirmava que houve desmatamento ilegal, uso inadequado de agrotóxicos e falta de licenciamento ambiental. Contudo, a Justiça determinou que não havia evidências suficientes para imputar responsabilidade ao ministro e seus familiares pelas infrações mencionadas.
A defesa de Gilmar Mendes apresentou diversos documentos, como Cadastros Ambientais Rurais (CAR), Autorizações Provisórias de Funcionamento (APFs) e licenças ambientais válidas, que demonstrariam a conformidade das atividades nas propriedades.
Em suas decisões, o juiz André Gahyva enfatizou que não foi provado o dano ambiental real nem a conexão entre as ações dos réus e os impactos alegados. Em uma das ações, o magistrado observou que o desmatamento ocorreu antes da aquisição da área pela família do ministro. Em outras situações, laudos técnicos indicaram que os níveis de agrotóxicos estavam dentro dos limites permitidos e que o uso de sementes transgênicas era permitido na região.
As decisões seguiram a interpretação de que, mesmo em casos de responsabilização ambiental objetiva — que não requer prova de dolo ou culpa — é fundamental comprovar tanto o dano quanto a relação de causalidade com a conduta do réu. Assim, todas as ações foram julgadas improcedentes, isentando Gilmar Mendes e seus familiares de qualquer obrigação de reparação.
O Ministério Público de Mato Grosso ainda pode optar por recorrer das sentenças.
Redação JA / Foto: reprodução internet
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online