Rodrigo Fonseca Costa assumiu neste (7/2), o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, destacando seu compromisso com a defesa dos direitos da sociedade e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. “Estou ciente de que enfrentarei uma jornada longa, repleta de desafios que refletem a magnitude da nossa missão. Contudo, isso não me intimida, pois sei que posso contar com valorosos colegas na defesa do povo mato-grossense. Juntos, utilizaremos a lei como escudo e espada em nossa luta”, afirmou.
O novo procurador-geral, que liderará a instituição de 2025 a 2027, mencionou a busca por uma atuação mais resolutiva, priorizando a autocomposição e o uso de tecnologia para aprimorar a eficiência do trabalho. “Recentemente, o Ministério Público Brasileiro, apoiado por inovações legislativas, tem se esforçado para ser mais resolutivo, adotando métodos inovadores de conciliação e resolução de conflitos, com resultados cada vez mais positivos”, observou.
Rodrigo enfatizou que “conciliar não é abrir mão de fazer Justiça, mas sim torná-la mais ágil e eficaz”. Ele ressaltou os avanços obtidos com a autocomposição no Ministério Público de Mato Grosso e reafirmou sua intenção de continuar nesse caminho.
“A inovação tecnológica, a inteligência artificial e outras ferramentas serão nossas aliadas, tanto na atuação processual quanto na aproximação com a sociedade. Pretendemos ampliar os canais digitais de comunicação, permitindo que cada cidadão tenha acesso rápido e seguro aos nossos serviços. Queremos um Ministério Público que esteja presente na vida de cada mato-grossense”, acrescentou o procurador-geral, que foi eleito com 207 votos.
Agradecimentos e Reconhecimentos
Em um discurso emotivo, Rodrigo Fonseca Costa refletiu sobre a evolução do MPMT ao longo das décadas e expressou sua eterna gratidão aos membros da instituição que aceitaram fazer parte de sua equipe e que acreditaram em sua visão de um Ministério Público mais focado na sociedade. Ele também elogiou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e agradeceu a presença de procuradores-gerais de Justiça de todo o país, representantes do Senado e da Câmara Federal, além de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual.
Rodrigo também agradeceu aos servidores e colaboradores do MPMT, e especialmente à sua família. “Meus pais, Ivan e Rosângela, vocês me ensinaram a dar os primeiros passos e sou eternamente grato a vocês. Agradeço aos meus irmãos, Ricardo e Daniela, e aos meus cunhados pelo apoio constante. Minha esposa, Fernanda, e meus filhos, João Rodrigo e Maria Fernanda, vocês são a razão da minha vida e minha maior felicidade”, declarou.
Chamado à Ação
Por fim, Rodrigo Fonseca convocou todos os promotores, procuradores, servidores e colaboradores para juntos construírem um Ministério Público cada vez mais forte e comprometido em atender aos interesses da população de Mato Grosso.
Redação JA/ Foto: Chico Ferreira- Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online