A pesquisa divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), revela que a maioria dos produtores de soja do estado terá dificuldades para cobrir o custo total da lavoura. Dos 1.187 produtores entrevistados, que representam cerca de 21% da área total plantada no estado, apenas 12,8% tiveram produtividades acima do custo total, enquanto 87,2% terão produtividades inferiores aos custos.
A produtividade média das áreas levantadas foi de 51,82 sacas por hectare, o que representa uma redução de 20,25% em comparação com a temporada anterior. A região mais afetada pelas condições climáticas adversas, como ondas de calor e estiagem, foi a região Oeste, que teve a menor produtividade. Além disso, 9% dos produtores relataram o tombamento das plantas e 16,5% registraram abandono de área devido à baixa produtividade.
Em relação à safra de milho, os produtores também reduziram a área plantada, com destaque para as regiões Leste e Oeste. A redução média estadual foi estimada em 8,44%.
Diante dessa situação, a Aprosoja-MT solicitou medidas adicionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para ajudar os produtores de Mato Grosso. Embora a renegociação das parcelas de financiamentos que vencem em 2024 tenha sido anunciada pelo governo federal, a entidade considera que isso não é suficiente para enfrentar a crise. Eles pedem que o Mapa dialogue com as empresas exportadoras sobre as cláusulas washouts, que são obrigações contratuais em caso de não cumprimento do contrato.
A falta de produto para entregar e a possibilidade de ter que comprar o grão no mercado e entregá-lo à empresa compradora, além do pagamento de multa, são preocupações destacadas pela Aprosoja-MT.
O presidente da Aprosoja-MT ressaltou a importância da participação dos produtores nos levantamentos do Imea para refletir a realidade do campo e transmitir esses dados para a sociedade e os mercados. Ele pediu que os produtores ajudem nessa missão participando dos levantamentos futuros.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online