Cinco anos após pandemia de Covid-19, país registra aumento de doença entre crianças e adolescentes
Gustavo Henn –
Compartilhar
Crescimento de casos de doença respiratória causada por vírus acendeu alerta na China nas últimas semanas. Trata-se do HMPV (metapneumovírus humano), que atualmente está em surto entre crianças e adolescentes na China, segundo a mídia estatal chinesa. Cinco anos após a pandemia de Covid-19, o país – que já esperava um crescimento de doenças respiratórias durante o inverno – identificou o crescimento a partir de um sistema de monitoramento para pneumonia. Entretanto, sua causa ainda não está clara.
A doença pode causar sintomas parecidos com os de resfriados, mas que podem evoluir para infecções pulmonares mais graves. Segundo comunicado do chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis da China, Kan Biao, a taxa de infecção pelo vírus cresceu significativamente entre crianças e adolescentes de até 14 anos recentemente.
O professor de virologia da Universidade de Warwick, no Reino Unido, afirma que “o HMPV foi um problema significativo na população em risco em todo o mundo desde a virada do século, quando foi descoberto pela primeira vez”. Apesar disso, ele declarou ao site Live Science que o risco geral “não mudou significativamente nos quase últimos 25 anos”.
O virologista ainda diz que o foco deve ser identificar e entender as causas desse surto. “É importante ser capaz de detectar mudanças nos padrões de infecção e depois identificar quais são as causas potenciais. [Devemos] avaliar se é uma mudança no comportamento das pessoas infectadas que levou ao aumento da exposição ou se é uma mudança no vírus que levou ao aumento do número de indivíduos infectados”, afirmou ele durante a live.
Easton considera improvável que o principal motivo do surto sejam mutações no HMPV, porém, deixa claro a necessidade de testes do código genético do vírus para eliminar de vez essa hipótese.
Sintomas do HMPV
O HMPV, descoberto em 2001, tem como sintomas comuns a tosse, febre, congestão nasal e falta de ar, mas que podem evoluir para bronquite e pneumonia. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doença dos EUA (CDC), crianças pequenas, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido são mais vulneráveis a sintomas graves.
Ainda não existem vacinas contra o HMPV e o tratamento é semelhante a outras infecções respiratórias, como o resfriado.
*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online