TRE-MT participa de ação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Pontes e Lacerda

TRE-MT participa de ação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Pontes e Lacerda
A Justiça Eleitoral participou de uma ação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Pontes e Lacerda, realizada no último domingo (23.03), na sede do Lions Clube. Foi realizada uma manhã especial com diversos serviços de saúde, estética e assistência, além de informações úteis e entrega de brindes.
Segundo a juíza da 25ª Zona Eleitoral, com sede em Pontes e Lacerda, Djéssica Giseli Küntzer, o objetivo foi celebrar o mês de março, que é marcado pelo Dia Internacional da Mulher. “Além deste marco, comemorado no dia 08, a ação também ocorreu por ter tido a Semana da Justiça pela Paz em Casa, em que são priorizados julgamentos de violência doméstica. E essa ação foi planejada no sentido de que a gente pudesse oportunizar uma manhã às mulheres de autocuidado, já que foram oferecidos serviços de saúde, vacinação, atendimento com assistente social, psicóloga, palestra, a presença da Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, dentre todos os outros serviços. Então, incluímos também a possibilidade para que as mulheres pudessem regularizar o título eleitoral, fazer biometria ou mesmo fazer a primeira via do título eleitoral”, ressaltou ela, que também integra a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município.
A Rede foi instalada em Pontes de Lacerda no ano passado e, desde então, já promoveu muitas iniciativas, como reuniões periódicas, panfletagem, palestras, entre outros. “É muito importante, nos dias atuais, conseguirmos atender as mulheres e oportunizar que elas tenham acesso à Justiça Eleitoral, tanto para exercer a cidadania, assim como também para a gente poder ter mais candidatas mulheres no futuro, na política. Eu vejo que essa ação demonstra a união de todos os órgãos que compõem a Rede, já que existe uma previsão legal da criação dela, na Lei 11.340, mas aqui realmente houve adesão por parte de todos eles e um trabalho conjunto que vem colhendo frutos nessa atividade que é combater a violência doméstica, levar a informação à sociedade, demonstrar à vítima que ela possui um apoio, que ela pode sair desse ciclo de violência, que ela terá ali um apoio não só dos órgãos que compõem a Rede, mas também a própria sociedade civil, as rádios e pessoas voluntárias que participam. O que a gente precisa é trazer informação, precisamos é da prevenção e não só da repressão”, acrescentou a juíza da 25ª Zona Eleitoral.
Além do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), a ação contou com a participação de diversas outras instituições, resultando na oferta de serviços como emissão de RG, roupas para doação, serviços de saúde e de estética, sorteio de brindes, pula-pula para as crianças e carrinho de pipoca.
Por: Nara Assis- TRE-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *