TJMT elegeu os novos desembargadores para vacâncias desde o fim do ano passado

TJMT elegeu os novos desembargadores para vacâncias desde o fim do ano passado

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) elegeu, no início da tarde desta quinta-feira (12), a juíza Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e o juiz Sérgio Valério para ocupar os cargos de desembargadores da Corte.

As vacâncias ocorreram no final do ano passado, em virtude das aposentadorias dos desembargadores Sebastião Barbosa de Farias e Sebastião de Moraes Filho, ambos que atingiram a idade limite de 75 anos para o exercício no serviço público.

A vaga destinada à juíza Gabriela foi preenchida com base no critério de merecimento, atendendo à obrigatoriedade de que a designação fosse feita em favor de uma mulher. Quinze juízas apresentaram suas candidaturas para essa promoção.

A vaga atribuída a Sérgio Valério foi preenchida segundo o critério de antiguidade.

Processo de Escolha

Antes da votação, o desembargador Luiz Octavio Saboia declarou-se suspeito para participar, uma vez que é esposo de uma das candidatas, a juíza Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro. Os magistrados Orlando Perri e Maria Aparecida Fago não participaram do pleito por estarem ausentes no momento da votação.

No processo de escolha da vaga por merecimento, os desembargadores atribuíram notas de 0 a 100, levando em consideração critérios como produtividade, celeridade na execução das funções, aprimoramento técnico e conformidade com o Código de Ética da Magistratura.

Assim, foi elaborada uma lista tríplice, com a juíza Gabriela Knaul em primeira posição, seguida pelas magistradas Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli e Christiane da Costa Marques Neves.

Quanto à vaga por antiguidade, esta foi anunciada pelo presidente do TJ-MT, desembargador José Zuquim Nogueira. O juiz Sérgio Valério, lotado na 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões, ocupará o cargo por um período de apenas cinco meses, considerando que completará 75 anos no dia 27 de julho deste ano. Valério iniciou sua carreira na magistratura em janeiro de 1992. Segundo  assessoria do TJMT, a posse será nesta sexta-feira (13) a partir das 14h.

 

Redação JA/ Foto; divulgação TJMT

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *