- O TCU aprovou anteprojeto de decisão normativa que fixa, para o exercício de 2026, as quotas de distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal previstas na Constituição Federal.
O Tribunal de Contas da União aprovou anteprojeto de decisão normativa que fixa, para o exercício de 2026, as quotas de distribuição do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) previstas na Constituição Federal.
Os coeficientes de participação no FPE foram calculados com base nos dados estatísticos de população e renda domiciliar per capita de cada unidade federativa envolvida (Estados e DF), fornecidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essas quotas resultam do somatório dos fatores referentes à população e ao inverso da renda domiciliar per capita e estão consolidadas na planilha constante do Anexo I da Decisão Normativa TCU 215, emitida nesta quarta-feira (19/3).
Para efeitos de transparência à definição dos coeficientes individuais de participação no FPE de 2026, foram apresentadas informações adicionais relativas à memória e à metodologia de cálculo, as quais compõem os Anexos II e III daquela Decisão.
O relator do processo é o ministro Jorge Oliveira.
_____________________________________________
SERVIÇO
Leia a íntegra da decisão: Acórdão 597/2025 – Plenário
Processo: TC 003.943/2025-9
Sessão: 19/3/2025
Secom – SG/pc / Foto : reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online