O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a rescisão do acordo de não persecução penal firmado com a pastora Joelma Souza Cardoso de Souza, de Guarantã do Norte (715 km de Cuiabá). A decisão foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário do STF.
Joelma havia firmado o acordo após ser investigada por participação no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, após as eleições de 2022. No entanto, novas provas indicaram que ela também esteve presente nos atos de invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.
Com isso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou, no último dia 23 de janeiro, a rescisão do acordo, alegando que a confissão da pastora não correspondia à realidade, pois omitia sua participação nos ataques. O pedido foi aceito por Moraes, que determinou o retorno do processo ao trâmite normal.
O acordo de não persecução penal havia sido homologado em outubro de 2024 e previa que Joelma pagasse R$ 1,5 mil, realizasse 150 horas de serviços comunitários e fosse proibida de usar redes sociais até o cumprimento integral das obrigações.
No entanto, conforme a PGR, novas provas apontam que a conduta da mato-grossense foi mais grave do que o inicialmente considerado. “A ré não se limitou a permanecer no acampamento, mas também aderiu e participou ativamente dos atos de violência ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023”, destacou a PGR.
Diante disso, Moraes decidiu que a gravidade dos fatos impede a manutenção do benefício e reforçou que Joelma não atendeu às exigências do acordo, que incluíam não praticar novos crimes.
Com a rescisão do acordo, o ministro impôs uma série de medidas cautelares contra Joelma. Entre elas, a proibição de deixar a comarca onde reside, recolhimento domiciliar noturno, cancelamento do passaporte, proibição de uso de redes sociais e de contato com outros investigados no processo.
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online