SAÚDE: Bolsonaro diz à PF que lê livros e anda 1km por dia

SAÚDE: Bolsonaro diz à PF que lê livros e anda 1km por dia

A Polícia Federal (PF) concluiu a perícia sobre a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e indicou que o ex-chefe do Palácio do Planalto possui acesso amplo a todas as áreas comuns destinadas aos custodiados nas edificações do Estado-Maior.

O laudo apresentado por peritos ao Supremo mostra que Bolsonaro tem acesso a espaços como academia comunitária, com aparelhos de musculação, além de pista de caminhada e um campo de futebol com dois golzinhos.

Os peritos também citam que Bolsonaro é assistido por uma rede de saúde bastante ampla, com estrutura de Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende outros detentos do sistema prisional.

Apesar disso, a PF reconheceu que o local não conta com ambulatório médico nem corpo de saúde próprio. Em caso de necessidade de atendimento urgente, há acionamento do Samu, podendo ser utilizado helicóptero da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Ao concluir o laudo, os investigadores registram que Bolsonaro foi avaliado e, com base em documentos médicos, seu estado é estável, não havendo necessidade de encaminhamento de urgência, mas que “é inegável a presença de comorbidades crônicas que ensejam controle e acompanhamento”.

Papudinha: Bolsonaro tem acesso a academia e campinho de futebol - destaque galeria
5 imagens

Área externa da Papudinha, de acesso geral

Aparelhos de musculação localizados na área comum de acesso geral
Aparelhos de musculação localizados na área comum de acesso geral
 Parte externa da Papudinha, que abriga uma varanda e um espaço privativo ao ar
livre

Livros

Bolsonaro disse aos investigadores que tem caminhado cerca de 1 quilômetro por dia e lido livros diariamente — versão que contrasta com informação da PMDF de que ele não realiza leituras.

Em depoimento prestado aos peritos da PF, ao qual o Metrópoles teve acesso, o ex-presidente relatou como tem sido sua rotina durante o cumprimento da prisão.

“Quanto à rotina diária, informou que dorme por volta de 22h00 e acorda em torno de 05h00, mas só se levanta às 08h00. Relatou que realiza o desjejum e, posteriormente, a higiene pessoal, incluindo barba e banho. Contou que, ainda pela manhã, busca dedicar-se à leitura diária de livros”, diz o laudo.

O documento prossegue: “Após o almoço, costuma repousar por cerca de 20 minutos. No período da tarde, assiste a programas esportivos na televisão e conversa com o policial de plantão responsável pela guarda externa de seu alojamento. Referiu que, ao final da tarde, costuma realizar caminhada de aproximadamente 1,0 km, sob escolta”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *