Reunião com entidades fiscalizadoras definirá seções que terão urnas submetidas ao Teste de Integridade

Reunião com entidades fiscalizadoras definirá seções que terão urnas submetidas ao Teste de Integridade
Nesta quarta-feira (18.09), a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) se reunirá com representantes partidários, advogados e advogadas, e representantes da sociedade civil organizada para definir quais seções eleitorais terão as urnas submetidas ao Teste de Integridade. O encontro ocorrerá às 15h, na Sala de Reuniões do Tribunal, em Cuiabá.
Na ocasião, também será feito o credenciamento das entidades para acompanhar todo o processo, a definição do raio de distância para a escolha/sorteio das urnas e serão explicados mais detalhes sobre o Teste de Integridade. Neste ano, 20 urnas eletrônicas passarão pelo procedimento, em Mato Grosso, no dia 06 de outubro (1º turno das Eleições Municipais 2024).
O presidente da CAVE do TRE-MT, juiz Alexandre Elias Filho, ressalta que os trabalhos de verificação da integridade da urna eletrônica são muito importantes. “É um procedimento essencial, para que não paire dúvida nenhuma em relação à integridade e a confiabilidade das urnas eletrônicas, do sistema brasileiro de votação. Então, nós fizemos essa primeira reunião para definir as próximas atividades e faremos outras, inclusive com os partidos políticos, para que a gente deixe tudo alinhado e preparado para o dia dessa verificação”.
São convidados os partidos políticos, as federações, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, o Congresso Nacional, a Controladoria-Geral da União, a Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Nacional do Ministério Público, o Tribunal de Contas da União, a Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S, entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, credenciadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e os departamentos de Tecnologia da Informação de universidades credenciadas junto ao TSE para, havendo interesse, indicarem representantes para acompanhar os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-MT. A fiscalização poderá ser feita por entidades de âmbito estadual congêneres às citadas.
Como funciona
A cerimônia de escolha/sorteio das urnas que passarão pelo Teste de Integridade será realizada às 8 horas do dia 05 de outubro de 2024, no Plenário do TRE-MT, que fica na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 4.750, no Centro Político e Administrativo, em Cuiabá.
Já o Teste de Integridade será realizado no dia 06 de outubro (1º turno), a partir das 6h, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Na hipótese de ocorrer votação em segundo turno, o sorteio das urnas será realizado às 8 horas do dia 26 de outubro, e a auditoria, a partir das 6 horas do dia 27 de outubro do corrente ano, nos mesmos locais.
Por: Nara Assis/ Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *