Mais um ano de crescimento orçamentário para o estado de Mato Grosso. A estimativa apresentada no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), divulgada nesta quinta-feira (20/06), é de um aumento de 7,81% em relação ao ano passado, totalizando R$ 35 bilhões para investimentos em 2025. A informação reafirma as defesas do Sintep-MT (Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso) de que há recursos suficientes para a recomposição do poder de compra dos educadores.
Ao longo dos últimos cinco anos, a gestão de Mauro Mendes retirou a política de ganho real, apesar do crescimento econômico do estado. “O problema do estado de Mato Grosso não é a falta de recursos financeiros para valorizar os servidores públicos, inclusive para garantir o pagamento de calotes de anos anteriores. O que falta é vontade política”, ressalta o presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira.
Para o dirigente do Sintep-MT, o crescimento econômico é muito positivo e é reflexo da mudança política no governo federal. “O Brasil foi colocado num patamar de desenvolvimento que impacta no aumento do orçamento dos estados”, afirma Valdeir Pereira. Segundo o sindicalista, o governo já estabeleceu na LDO o percentual da inflação, estimado em 3,45%. Contudo, há recursos para garantir os calotes das RGA’s anteriores e até para estabelecer o fim do Confisco. Sobre este último ponto, o dirigente acredita que o governo terá apenas que voltar atrás, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) já sinaliza pela inconstitucionalidade do que é feito em Mato Grosso contra os aposentados, na votação encaminhada pela Corte.
“O governo não tem problema de receita; é um estado em que as políticas adotadas são medidas para atender ao setor do agronegócio. Enquanto isso, os servidores públicos não estão sendo incluídos no orçamento”, destaca.
Para o Sintep-MT, o orçamento do estado tem condições de assegurar a valorização dos profissionais da educação, com a realização de Concurso Público para preenchimento de vagas para todos os cargos e funções da carreira na Educação Básica. “O que o governo tem feito é precarizar e terceirizar a educação”, conclui. Com informações da assessoria imprensa Sintep-MT/ Foto: Assessoria.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online