O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou nesta segunda-feira (2) do “Encontro Nacional do Ministério Público dos Estados e da União”. Na palestra inaugural do evento, realizado na Faculdade de Direitos da Universidade de São Paulo (USP), o ministro falou a respeito da necessidade de incrementar a solução consensual de litígios e enfrentar a judicialização excessiva.
Barroso observou que algumas teses produzidas pelo STF, entre elas a que possibilita a extinção de cobranças judiciais de baixíssimo valor, já estão tendo impacto na redução de demandas. Citou, ainda, a determinação de que a Fazenda Pública proteste dívidas tributárias em cartório antes de ingressar com a cobrança judicial.
Segundo o presidente do STF, o consenso obtido em torno das emendas parlamentares ao Orçamento é um caso em que a mediação possibilitou uma solução para um problema complexo. A seu ver, o acordo vai aumentar a transparência e reduzir a fragmentação do Orçamento.
O ministro destacou que o maior número de demandas na Justiça brasileira é contra o poder público e que já foi criado um grupo de trabalho que busca reduzir litígios e construir soluções administrativas.
Um dos pontos de preocupação é o grande número de reclamações trabalhistas, que, em seu entendimento, dificulta a empregabilidade, a formalização do emprego e o incremento do investimento que gera empregos. Outra área em que há crescimento de processos é a da saúde, com ações para fornecimento de remédios e realização de exames e procedimentos. Nesse caso, Barroso informou que está sendo discutido um acordo para definir as competências para o fornecimento de medicamentos.
Fonte: STF/ Foto: MP-SP

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online