A Prefeitura de Cuiabá tem realizado, de forma regular, os pagamentos de parcelas de empréstimos consignados descontados mensalmente dos holerites dos servidores públicos, abrangendo os meses de dezembro a abril, sob a atual gestão.
A declaração foi feita pelo secretário de Economia, Marcelo Bussiki, durante uma audiência na quinta-feira (16) na Comissão de Previdência da Câmara Municipal de Cuiabá, que contou com a presença dos vereadores Dilemário Alencar, Baixinha Giraldelli, Demilson Nogueira e Rafael Ranalli.
Bussiki, em uma apresentação que durou pouco mais de uma hora, informou que a gestão do prefeito Abilio Brunini, no início do mandato, descobriu que a administração anterior não estava efetuando os pagamentos das parcelas dos empréstimos consignados dos servidores, resultando em uma dívida de R$ 52 milhões com 17 instituições financeiras.
Atualmente, a Controladoria Geral do Município está realizando uma auditoria sobre esses valores. Após a conclusão, o Executivo enviará um projeto de lei à Câmara Municipal propondo o parcelamento da dívida com os bancos e cooperativas.
“A nova gestão se compromete a quitar essa dívida e garantir aos servidores públicos uma opção de empréstimo com a menor taxa de juros, que é o consignado”, afirmou.
Bussiki também destacou que os dados estão disponíveis para consulta pública no Portal da Transparência da Prefeitura de Cuiabá. Em janeiro, a atual gestão herdou ainda dívidas com o INSS, pois a administração anterior descontava os valores da folha de pagamento dos servidores, mas não repassava à autarquia federal.
Além disso, não realizava os pagamentos ao Cuiabá-Prev, responsável pela gestão das contribuições sociais do Regime Próprio de Previdência Social. Como resultado, a dívida total relacionada a empréstimos consignados, previdência e plano de saúde chegou a R$ 250 milhões.
Os débitos com a previdência social estão sendo quitados em parcelas, com autorização da Câmara Municipal de Cuiabá, por meio de um projeto de lei já sancionado pelo prefeito Abilio Brunini.
O Controlador Geral do Município, Wesley Bucco, informou que, ao final da auditoria, os resultados serão enviados ao Ministério Público Estadual (MPE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“A próxima etapa será notificar as instituições financeiras para verificar a precisão das informações. Um relatório final será elaborado e enviado ao prefeito Abilio Brunini, que decidirá sobre os encaminhamentos necessários aos órgãos de fiscalização”, explicou Bucco.
O presidente da Comissão de Previdência Social da Câmara, vereador Dilemário Alencar, agradeceu a presença do secretário de Economia e sua equipe, destacando a transparência e dedicação em resolver a situação e restaurar a credibilidade junto às instituições financeiras.
O vereador Demilson Nogueira também elogiou as explicações, afirmando que a Câmara Municipal de Cuiabá está disposta a ajudar no que for necessário.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online