MEC divulgou o resultado do IDEB 2023 que mostra que Cuiabá segue na frente quando o assunto é Educação [Foto – Aterio Marcos]
Com o objetivo de manter o crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB) vai implementar projetos para garantir o acesso e a permanência do estudante na escola pública, prezando pela qualidade do ensino. Além disso, o plano de gestão do emedebista vai promover a inclusão educacional como fonte transformadora para as crianças.
“O resultado do IDEB divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação com certeza é animador, porque isso mostra que, vencendo as eleições, nós iremos herdar uma Educação que vem crescendo a cada ano. A responsabilidade de manter esses índices lá em cima é muito grande, mas com nosso plano de governo e com uma equipe técnica e especializada na Educação Municipal, eu tenho certeza que esses índices vão crescer ainda mais”, comemora Kennedy.
O IDEB é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ou seja, quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o IDEB.
Para se ter uma ideia da evolução do índice, quando se fala nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano – estudantes de 6 a 10 anos de idade), o IDEB 2023 das escolas municipais de Cuiabá foi de 5,8. Em 2019, a rede municipal atingiu 5,8; em 2021, a rede municipal atingiu 5,6. Se comparados aos anos anteriores, o aumento é ainda mais vertiginoso: 2013 com 5,1; 2015 com 5,5; e 2017 com 5,7.
Já quando se fala no IDEB do Ensino Fundamental para os anos finais (6° ao 9° ano – estudantes de 11 a 14 anos de idade), os índices das escolas municipais continuam altos. Em 2023, a rede municipal atingiu 5,0. Em 2019, a rede municipal atingiu 5,0; em 2021 o índice ficou em 5,1. Em 2013, o índice era de 4,2; em 2015 de 4,5; e em 2017 era de 4,6.
“Isso mostra que a gestão do MDB segue a cartilha da Educação e está trabalhando para elevar os índices. Eu sempre disse que no meu plano de governo, a educação é assunto basilar. Eu só cheguei aqui onde eu estou graças à uma boa educação e quero dar isso ao povo cuiabano”, garante Kennedy.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online