Nesta quarta-feira (5), a Polícia Federal lançou a operação Munduruku Log, com o objetivo de desarticular atividades ilícitas que apoiam o garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, localizada em Jacareacanga.
A ação, autorizada pela Justiça Federal, resultou em 18 mandados de busca e apreensão direcionados a empresários em várias cidades do Pará, como Jacareacanga, Santarém, Itaituba e Novo Progresso, além de Sinop e Alta Floresta, em Mato Grosso, e Porto Velho, em Rondônia.
Durante a operação, foram confiscados veículos de alto valor, motocicletas potentes, documentos, joias e ouro, possivelmente extraído de forma ilegal da Terra Indígena. Também foram bloqueados bens e contas bancárias dos envolvidos, totalizando aproximadamente R$ 24 milhões.
As investigações tiveram início ao identificar comércios em Jacareacanga que apoiavam a extração ilegal de ouro, fornecendo combustível para balsas e escavadeiras, transportando maquinários pesados pelos rios e facilitando o escoamento do ouro por meio de pistas clandestinas, permitindo sua venda no mercado negro.
Com a implementação da Desintrusão da TI Munduruku em novembro de 2024 e a prisão de diversas pessoas ligadas ao garimpo ilegal, constatou-se que os suspeitos começaram a se deslocar para outras cidades no Pará e até para outros estados, tentando escapar da fiscalização da Polícia Federal.
No entanto, todos os investigados foram localizados e enfrentarão processos judiciais por danos ambientais, apropriação indevida de bens públicos da União e crimes contra a população indígena Munduruku, incluindo a violação de suas terras e cultura. As penas podem somar até 12 anos de prisão.
Redação JA/ Foto: reprodução
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online