O governador Mauro Mendes de Mato Grosso afirmou nesta terça-feira (16), em entrevista coletiva, durante a abertura da Norte Show em Sinop, que terá, esta semana, uma reunião com representantes de grandes empresas compradoras de grãos a respeito da moratória da soja. Ele disse que, se não houver flexibilização nas regras da moratória, o governo poderá endurecer o tratamento e a relação com essas empresas.
A moratória da soja é uma questão antiga cobrada pelos produtores rurais de Mato Grosso, que acreditam que ela impede que os produtores que abriram novas áreas legalmente exerçam seu direito de exploração. O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, afirmou que a moratória desrespeita o Código Florestal Brasileiro, e que a fala do governador é positiva, uma vez que demonstra ser contra as ilegalidades da moratória.
Segundo Ilson, argumenta que os produtores não podemos tolerar que empresas hajam em desconformidade com o Código Florestal Brasileiro, impedindo que o produtor exerça o seu direito de explorar em áreas desflorestadas legalmente. Nós não somos a favor da ilegalidade e não passamos a mão naqueles que desmataram ilegalmente, mas nós não podemos concordar que haja restrições para aqueles produtores que agiram dentro da legalidade”, disse o presidente.
A moratória da soja é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que impede a venda de soja de produtores que legalmente abriram novas áreas após 2008, contrariando o Código Florestal.
Em novembro de 2022, o governador Mauro Mendes disse que uma das possíveis sanções às empresas signatárias da moratória seria a criação de uma lei que retiraria os incentivos fiscais concedidos a elas.
Portanto, fica claro que a moratória da soja é um tema polêmico e controverso em Mato Grosso, com o governo estadual ameaçando tomar medidas contra as empresas envolvidas caso não haja flexibilização nas regras.
Redação JA / Foto: Divulgação

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online