Na manhã desta segunda-feira (3), o deputado estadual Max Russi, do PSB, tomou posse como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante a cerimônia, Russi destacou seu compromisso em fortalecer o diálogo no parlamento e em aproximar o Legislativo da população.
Por unanimidade, Russi foi eleito para presidir a Mesa Diretora da ALMT, durante o biênio 2025-2026, no dia 7 de agosto do ano passado. A última eleição unânime aconteceu em 2008, quando o ex-deputado e atual presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, estava à frente do Legislativo.

“Estou totalmente dedicado a essa missão. Hoje, encerro um ciclo como primeiro secretário, onde conseguimos resultados significativos, devolvendo recursos e realizando entregas. Como presidente, meu foco será no diálogo, aproximando o cidadão da Assembleia e vice-versa. Quero transformar esta casa, que é do povo, em um espaço de intensa comunicação, atenção e responsabilidade”, declarou Russi à imprensa.

Max assume a presidência pela segunda vez, a primeira foi em 2021 quando foi eleito após decisão do STF que barrou a reeleição de Eduardo Botelho ( União), após um acordo político em 2023, Russi teve seu retorna a presidência do Legislativo Mato-grossense.
Em seu discurso já como presidente, Max reafirma seu compromisso com o fortalecimento do legislativo e a construção de um Mato Grosso mais justo e eficiente. Continuaremos formes no desenvolvimento e progresso e o desenvolvimento chegue em todas regiões, sem exceção, finalizou.

A transição também sinaliza o término da gestão de Eduardo Botelho, que esteve à frente da Assembleia por oito anos. Botelho optou por se afastar da eleição da Mesa Diretora para concentrar esforços em sua campanha para 2024, resultando na perda de seu cargo.
Para o governador Mauro Mendes que esteve presente juntamente com a sua esposa e primeira dama do estado Virginia Mendes, ficou atento nos discursos dos parlamentares e disse Assim como ocorreu com o presidente Eduardo Botelho (União) , tenho certeza que o novo presidente Maxi Russi continuará ajudando o Governo de Mato Grosso e toda a população a fazer desse estado um exemplo de Brasil que dá certo!, finalizou.
Composição da Mesa Diretora da Assembleia:
Max Russi (presidente)
Júlio Campos (1º vice-presidente)
Gilberto Cattani (2º vice-presidente)
Wilson Santos (3º vice-presidente)
Dr. João (1º secretário)
Paulo Araújo (2º secretário)
Diego Guimarães (3° secretário)
Elizeu Nascimento (4º secretário)
Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário)
Juca do Guaraná (6º secretário).
Atuações na política:
Nasceu em Salto do Lontra, no Paraná, Max Russi se mudou para o interior de Mato Grosso, onde iniciou sua carreira política como vereador em Jaciara, aos 23 anos. Quatro anos depois, ele foi eleito prefeito do município e ficou à frente do Executivo por oito anos.
Seu trabalho notável pelo Vale do São Lourenço o credenciou para três mandatos consecutivos como deputado na Assembleia Legislativa. Contudo, o ele não se limitou a região onde começou a carreira pública. O parlamentar expandiu sua atuação para a capital e a região do Vale do Araguaia, o que contribuiu para um crescimento significativo nos últimos anos, superando em 300% o número de votos. Na última eleição foram 70.328 votos conquistados, a segunda maior votação para o cargo no estado.
Russi também já atuou na Casa Civil do estado, esteve à frente da CCJR da ALMT, presidiu a CPI do MP Estadual e foi primeiro secretário da Assembleia Legislativa. Ele chegou a assumir o Governo do Estado por um dia, quando sancionou a Lei Complementar nº 691, de sua própria autoria, que criou a Delegacia Especializada de Roubo de Cargas em Mato Grosso.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online