MACRORREGIÃO OESTE (MT): Mirassol d’Oeste e mais 21 municípios da macrorregião mantêm mobilização pela vacinação de crianças e adolescentes

MACRORREGIÃO OESTE (MT): Mirassol d'Oeste e mais 21 municípios da macrorregião mantêm mobilização pela vacinação de crianças e adolescentes

Os 22 municípios da macrorregião Oeste mato-grossense – entre eles Cáceres, Mirassol d’Oeste, Pontes e Lacerda – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.

As coberturas vacinais registradas na macrorregião preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Mirassol d’Oeste, a moradora do bairro Morumbi, Terezinha Carvalho Moraes, de 40 anos, é mãe de quatro filhos e não abre mão da vacinação. Para ela, manter as vacinas em dia é uma forma de proteger os bebês e garantir que as crianças cresçam com mais saúde.

Terezinha Carvalho Moraes, moradora do bairro Morumbi, Mirassol d’Oeste (MT)

“Me sinto tranquila por eles estarem imunizados. Penso que cada vacina é importante, principalmente para os bebês. Tem todo um cuidado, eles são mais vulneráveis. E as vacinas são uma forma de proteção para os bebês e crianças crescerem saudáveis.”

Esse cuidado defendido pelas famílias é reforçado pelos profissionais de saúde. A enfermeira da Referência Técnica de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Renata Teles de Godo, faz o alerta e o convite aos pais e responsáveis.

“Pais e responsáveis, venham, procurem uma Unidade Básica de Saúde, procurem uma sala de vacinação mais próxima da sua residência, manter a caderneta de vacinação do seu filho atualizada é um gesto de amor, de carinho e de saúde.”

As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção pais e responsáveis do Mato Grosso! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Fonte: Brasil 61/ Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *