O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou reportagens que remeteram nesta quarta-feira (26) a maior cotação do dólar em relação ao real a declarações feitas por ele em entrevista ao portal UOL.
“Ontem, depois da minha entrevista ao UOL, saíram manchetes dizendo que o solar tinha subido por causa da entrevista do Lula. Os cretinos não perceberam que o dólar tinha subido 15 minutos antes de eu dar a entrevista”, escreveu o presidente em sua conta do X.
Na quarta-feira, a moeda norte-americana ultrapassou R$ 5,50 e fechou o dia em R$ 5,51, o maior valor desde janeiro de 2022.
Além de fatores externos, os operadores do mercado financeiro citaram declarações do presidente como motivo para o avanço do câmbio.
Em entrevista ao UOL, o presidente disse que o problema não é cortar gastos, mas saber se é preciso cortar custos ou aumentar a arrecadação.
“As falas do Lula nas últimas semanas tem pressionado o câmbio, não foi apenas ontem. Começou na segunda da semana passada com a visão de que o problema eram os gastos tributários, sem falar nada dos gastos de fato. No dia seguinte o ataque ao BC e agora essa fala interditando a discussão sobre os gastos. Lula é parte importante dessa pressão cambial”, disse o Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados.