A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico esteve presente, nesta segunda-feira (21.7), na cerimônia de inauguração do Laboratório de Alimentação Sustentável da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Cuiabá, realizado em parceria com a Universidade do Sul da China. O evento representa mais um avanço nas relações de cooperação científica e tecnológica entre Brasil e China, com foco na segurança alimentar e na sustentabilidade da produção agropecuária.
A Sedec tem atuado como facilitadora de articulações entre instituições mato-grossenses e universidades chinesas. Desde 2022, a pasta viabilizou projetos conjuntos com a UFMT, como o estudo sobre a prevalência de Salmonella em pisciculturas e o desenvolvimento de tecnologias para sua prevenção.
A iniciativa é resultado da adesão da UFMT ao CLAC-SFIC (China, Latino-América e Caribe – Centro de Inovação de Produção Sustentável de Alimentos), um projeto internacional que prevê a criação de subcentros em diferentes países. O objetivo é integrar as vantagens da China e da América Latina na área da ciência e tecnologia agrícola, por meio da construção de uma rede de cooperação internacional que reúna academia, setor produtivo e inovação tecnológica.
A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa destacou a relevância da parceria para os avanços no campo da pesquisa e da inovação.
“Mato Grosso só chegou até aqui por causa de todo o investimento em pesquisa realizado mas, para avançar nos desafios de produtividade, climáticos, entre outros, e contribuir para a segurança alimentar, a pesquisa é fundamental. Acreditamos que, com esta parceria, potencializamos ainda mais o intercâmbio de conhecimento, tecnologia e desenvolvimento econômico”, afirmou.
Durante o evento, Yang Weicai, representante do Laboratório Nacional de Yazhouwan, reforçou a importância da cooperação internacional diante dos desafios atuais.
“A segurança alimentar é vital para a sobrevivência e desenvolvimento humano, e no atual cenário global complexo e imutável, aprofundar as cooperações internacionais é uma urgência mais necessária do que nunca. Que este evento seja um novo ponto de partida para trabalharmos juntos rumo a um futuro mais próspero e sustentável para a humanidade”, declarou.
A estrutura recém-inaugurada na UFMT atuará em temas estratégicos como fertilizantes e defensivos sustentáveis, automação da produção, aproveitamento energético de resíduos e integração entre pastagens e florestas.
O senador da República Wellington Fagundes também participou da cerimônia e ressaltou o papel estratégico da China para o comércio e a cooperação brasileira.
“Desde 2009, a China ostenta a posição de maior parceiro comercial do Brasil. Em 2024, a China foi o principal destino das exportações brasileiras, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil. Agora, nossos países constroem mais uma ponte nesse campo tão relevante que é a segurança alimentar sustentável”, disse.
A reitora da UFMT, Marluce Silva destacou o compromisso da universidade com a pesquisa científica voltada ao desenvolvimento sustentável.
“Trata-se do início de uma relação e, nesse movimento, a UFMT se compromete a desenvolver pesquisas de alta qualidade tanto para o aumento da produção do setor da agropecuária mato-grossense, trazendo mais perto a agricultura familiar e tendo como eixo condutor a conquista da produção sustentável sem a emissão de carbono”, afirmou.
Por: Yasmim Di Berti | Assessoria/Sedec
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online