O empresário José Guerreiro Filho teve sua punibilidade extinta pela Justiça de Mato Grosso após comprovar o cumprimento integral de um acordo de não persecução penal firmado com o Ministério Público do Estado (MPMT). A decisão foi proferida pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, e publicada nesta segunda-feira (7).
Alvo da operação “Tríade”, deflagrada em abril de 2022 pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), Guerreiro foi denunciado por envolvimento em um esquema de fraude em licitações realizadas por órgãos estaduais, entre os anos de 2019 e 2020.
O acordo firmado entre o empresário e o Ministério Público previa a devolução de R$ 62,8 mil aos cofres públicos, além do cumprimento de obrigações previstas na legislação que regulamenta a não persecução penal. Com o pagamento do valor acordado e a observância dos demais compromissos assumidos, o juiz reconheceu o fim da pretensão punitiva do Estado.
As investigações que motivaram a operação revelaram a existência de uma estrutura fraudulenta envolvendo três empresas de informática. Segundo a Deccor, apesar de distintas no papel, as companhias pertenciam a um mesmo proprietário e operavam no mesmo endereço físico, o que caracterizaria uma divisão simulada com o objetivo de burlar o processo competitivo das licitações públicas.
Os contratos suspeitos envolviam compras realizadas pelas secretarias de Assistência Social (Setasc), Fazenda (Sefaz), Casa Civil e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Conforme apurado, o grupo utilizava uma das empresas, enquadrada como microempresa, para disputar licitações em cotas específicas e favorecer o esquema, apesar de não atender aos critérios legais de forma legítima.
Durante a deflagração da operação, a Justiça determinou o bloqueio de até R$ 440 mil em bens dos investigados. Com a quitação do acordo, José Guerreiro Filho deixa de responder criminalmente no âmbito dessa investigação. O MPMT, no entanto, ainda deve analisar outras frentes relacionadas à operação.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online