Espalhar conhecimento e conscientização é um dos deveres da Justiça Eleitoral, ainda mais para aqueles e aquelas que são jovens e estão em construção de opinião. Com isso, estudantes da Escola Estadual Cívico-Militar Leônidas de Matos, localizada no centro de Santo Antônio de Leverger (33km de Cuiabá), participaram de uma palestra sobre voto consciente e a importância do engajamento nas eleições, promovida pela 38ª Zona Eleitoral, na última quinta-feira (05.02).
Mesmo que o voto para menores de 18 anos seja facultativo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) busca incentivar adolescentes a exercerem a cidadania, escolhendo seus representantes e acompanhando os atos políticos. O assunto foi abordado pelos servidores Adriano Meireles Borba e Sandro Roberto de Oliveira Santos.
Um dos palestrantes frisou a importância das palestras nas unidades escolares. “A gente entende que esse tipo de aproximação com os jovens é muito importante. Primeiro, para chamar a atenção para o início da vida cidadã, a partir do cadastro deles como eleitores. Segundo, para o que fazer com isso, não só com relação ao voto, mas também com relação ao combate à corrupção, ao acompanhamento dos atos dos políticos, seja para incentivar os políticos que sejam da preferência deles, ou para cobrar ações que eles entendam que estão faltando, e como uma forma de aproximação da Justiça Eleitoral, de nos fazermos sempre percebidos, respeitados, junto à comunidade”, afirmou o chefe de cartório da 38ª Zona Eleitoral, Adriano Meireles.
Os(as) jovens também foram convidados(as) a acompanhar de perto os trabalhos realizados pelos cartórios na preparação das eleições, e conhecer as páginas de esclarecimento à desinformação disponibilizadas pela Justiça Eleitoral, como o
Fato ou Boato e a cartilha
“De olho na segurança da votação eletrônica” .
“A palestra realizada pelo Cartório Eleitoral de Santo Antônio do Leverger na EECM Leônidas de Matos, foi de grande importância para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º anos do
Ensino Médio, pois já é uma faixa etária que terá nesse ano ou nos próximos a primeira participação como eleitor. A ação contribuiu para a formação cidadã dos estudantes, promovendo conhecimento sobre direitos e deveres eleitorais, fortalecendo a consciência política e incentivando a participação responsável na democracia”, disse a diretora da unidade escolar, Diana de Souza Moura.
Adriano Meireles também ressalta sobre a conscientização contra a desinformação. “Buscamos o máximo de transparência, para falar sobre as etapas das eleições, funcionamento de urna eletrônica, porque isso é fundamental para não permitir que comentários maliciosos, maldosos, e que a desinformação acabe tomando conta do ambiente onde eles vivem”, finalizou o servidor.
Por: Natália Sarturi – TRE-MT