A atuação da Procuradoria Geral do Município de Cuiabá (PGM Cuiabá) resultou em mais uma importante vitória para os cofres públicos municipais. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) homologou, no último dia 24 de abril, o novo Plano Anual de Pagamento de Precatórios (PAP) de 2025, apresentado pela Prefeitura de Cuiabá, que prevê o pagamento de R$ 153,1 milhões em precatórios neste ano.
A decisão também determinou a revogação do sequestro de valores anteriormente decretado no montante de R$ 28,9 milhões e autorizou a exclusão do Município do cadastro de inadimplência do sistema Transferegov.
“Além de evitar o bloqueio de verbas e o impedimento de repasses constitucionais, a vitória reafirma o comprometimento do Prefeito Abílio Brunini, da PGM Cuiabá e da Secretaria de Economia com a legalidade, a responsabilidade fiscal e a defesa do interesse público. A Procuradoria seguirá acompanhando de perto a execução do plano, em colaboração com a Central de Precatórios do Tribunal, contribuindo para que os pagamentos sejam efetuados conforme os parâmetros definidos, sem prejuízo aos direitos dos credores nem à administração municipal”, aponta o procurador-geral do Município, Luiz Antônio Araújo Júnior.
Os valores no plano de pagamento homologado pelo TJMT estão previstos para ocorrer integralmente até dezembro deste ano. A medida assegura a continuidade dos repasses dentro do Regime Especial de pagamento de precatórios, conforme estabelece a Constituição Federal e a Resolução nº 303/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com base no percentual de 4,2215% da Receita Corrente Líquida (RCL), o plano foi considerado adequado pelo Tribunal, que reconheceu o esforço do Município para manter a regularidade de seus compromissos judiciais. A PGM Cuiabá demonstrou que, embora os repasses até junho sejam menores, o cronograma prevê valores compensatórios mais altos entre julho e dezembro.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou na decisão que o valor será monitorado mês a mês pelo Departamento de Acompanhamento de Precatórios (DAP). Caso haja diferença a maior ao final do exercício, caberá ao Município complementá-la.
A atuação estratégica da PGM Cuiabá também suspendeu todas as medidas de constrição anteriormente impostas, inclusive no sistema SISBAJUD, evitando impactos negativos nos serviços públicos essenciais e garantindo maior segurança jurídica à gestão fiscal.
Redação JA com informações da assessoria de imprensa/ Foto: Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online