Em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e trajetórias de superação, a magistrada Juanita Cruz da Silva Clait Duarte foi empossada como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta segunda-feira (26 de maio). A solenidade ocorreu no Plenário 1, “Desembargador Wandyr Clait Duarte”, reunindo magistrados, autoridades, familiares, amigos e servidores.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, conduziu a cerimônia e destacou, em seu discurso, a relevância da trajetória da nova integrante da Corte. “Sua presença no Tribunal de Justiça engrandece esta Casa. Que sua voz continue sendo instrumento de equilíbrio e esperança para tantos que confiam no poder transformador do Direito, ecoando em favor da Justiça, da equidade e da cidadania. Seja muito bem-vinda”, afirmou Zuquim.
Seguindo o ritual de posse, Juanita foi conduzida ao Plenário pelo desembargador Rubens de Oliveira e pelo desembargador Jones Gattass Dias, respectivamente, o mais antigo e o mais recente membros da Corte estadual presentes na cerimônia. Após prestado o juramento de posse pela desembargadora, o diretor-geral do TJMT, Flávio Paiva Pinto, fez a leitura do termo de posse, que foi assinado pela magistrada.
Em seguida, o oficial de justiça vestiu as vestes talares em Juanita, que recebeu das mãos do desembargador-presidente do TJ sua nova carteira funcional. Ela também foi condecorada com o colar do mérito Judiciário, sendo muito aplaudida por todos.
Discurso da empossada
Natural de Diamantino, a nova desembargadora do TJMT iniciou sua carreira na magistratura em 1992, trilhando uma longa trajetória em diversas comarcas do Estado. Sua atuação foi marcada por comprometimento, sensibilidade e firmeza, sobretudo nas Varas de Família e nos Juizados Especiais de Cuiabá, onde consolidou seu trabalho com olhar atento às demandas sociais.
Ao fazer uso da palavra, emocionada, Juanita iniciou seu discurso destacando sua fé e senso de responsabilidade. “Com humildade e senso de responsabilidade, sob a proteção de Deus e assistência da espiritualidade maior, assumo hoje, perante esta Corte e perante a sociedade que dela espera justiça, o honroso cargo de desembargadora”, declarou.
Ela fez questão de homenagear sua família, especialmente seus pais biológicos, Joana da Cruz Silva e Adelino Pedro da Silva, agricultores analfabetos, que priorizaram a educação dos filhos, muitas vezes à custa do próprio convívio familiar. Também citou seu pai afetivo, Wandyr Clait Duarte, ex-presidente do TJMT, a quem se referiu como fonte permanente de inspiração. “Sua ausência física hoje é sentida, mas sua presença em minha consciência é permanente”, afirmou, emocionando os presentes.
Em seu pronunciamento, Juanita também fez uma menção especial à filha, Juliane Silva Clait Duarte Barbosa. “Quero agradecê-la, meu amor, publicamente, por ser meu abrigo e colo nos momentos mais difíceis. O seu amor foi âncora e farol”, declarou.
Ao encerrar, reforçou seu compromisso com a magistratura e com a sociedade. “Estarei onde sempre estive: do lado da legalidade, da ética, da escuta sensível e da verdade, para que os jurisdicionados não sofram na pele a injustiça das inverdades. Porque em cada decisão levarei comigo a certeza de que a verdade não grita, mas resiste — e é nela que repousa a verdadeira Justiça.”
Discurso de boas-vindas
A desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, responsável pelo discurso de boas-vindas, ressaltou a trajetória de superação da nova colega, desde a infância marcada por desafios até a conquista do mais alto posto da magistratura estadual. “Para aquela pequena e frágil menina que chega hoje aqui tão forte, tão grande como pessoa, posso afirmar: sua ascensão torna tudo ainda mais triunfal, transmutando sua chegada no maior de todos os merecimentos. Seja bem-vinda”, destacou.
Durante sua fala, Antônia fez um paralelo com o discurso “O Homem na Arena”, de Theodore Roosevelt, para destacar a coragem, a resiliência e a determinação de Juanita. “Vossa Excelência representa, para mim, o melhor significado de coragem”, afirmou.
Magistrados, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB, servidores e representantes da sociedade prestigiaram o evento, que também foi transmitido ao vivo pelo canal do TJMT no YouTube.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online