Jones Gattass Dias é eleito com 33 votos sendo o novo desembargador do Tribunal de Justiça de MT

Jones Gattass Dias é eleito com 33 votos sendo o novo desembargador do Tribunal de Justiça de MT

Na manhã desta segunda-feira (24), o Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu o juiz Jones Gattass Dias, de 58 anos, para o cargo de desembargador, com base no critério de merecimento, durante uma sessão administrativa realizada na sede do Judiciário em Cuiabá. Ele obteve 33 votos e sua escolha também se deu em reconhecimento a sua presença em listas tríplices de seleções anteriores. O juiz assume a vaga deixada pelo desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que se aposentou em 5 de fevereiro.

“É um momento de imensa alegria e comprometimento, com o intuito de contribuir de maneira significativa. Esse é meu principal objetivo”, afirmou o magistrado.

Gattass destacou que a transição do primeiro para o segundo grau de jurisdição lhe proporcionará uma rica experiência de aprendizado. “No primeiro grau, você atenta para as teses apresentadas por quem dá entrada no processo e, em seguida, pela parte que se defende. Isso culmina na sentença. No segundo grau, você lida com uma sentença já proferida, além de novas alegações, proporcionando uma visão mais ampla e madura do processo. Essa vivência é extremamente valiosa para um juiz, pois há uma maior segurança na tomada de decisões”, disse.

Ele também abordou a sua mudança da área cível, em que atuou durante a maior parte de sua trajetória profissional, para uma Câmara Criminal, expressando sua dedicação aos estudos. “Estou entrando na Câmara Criminal, ocupando a vaga que era do desembargador Rondon, o que representa um novo e rico desafio, considerando que minha experiência está na esfera cível. Espero me aprofundar nos estudos e na compreensão das novas matérias e jurisprudências que passarei a lidar”, comentou.

Jones Gattass expressou sua constante preocupação em fortalecer a Justiça estadual em relação à sociedade. “O Tribunal de Justiça tem avançado significativamente na construção de uma imagem de respeito e credibilidade. É perceptível nas administrações que vão se sucedendo, e desejo, de alguma forma, contribuir para essa causa também”, destacou.

Sobre o magistrado — Natural de Cáceres, Jones Gattass Dias é casado com Suely Dutra Barbosa. Formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com mestrado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa, ele demonstra orgulho de sua formação e raízes. “Sou graduado pela UFMT e tenho um orgulho imenso disso! Na época, a universidade era a única na região. Minha educação até o ensino médio ocorreu em Cáceres, cidade que sempre representarei”, afirmou.

Ingressando na magistratura em maio de 1996, sua primeira comarca foi São Félix do Araguaia, seguido por atuações em Tangará da Serra, Várzea Grande e Cuiabá.

Em Várzea Grande, Gattass trabalhou em diversas varas, incluindo as Varas Especializadas da Fazenda Pública, as Varas da Infância e Juventude, além das Varas Cíveis e Criminais. Ele também foi juiz auxiliar na Corregedoria em 2004/2005 e 2007/2009, e atuou como juiz auxiliar da Presidência em 2023/2024, liderando a Central de Precatórios. Atualmente, ele coordena o Grupo de Trabalho para a implantação do Programa de Integridade e Compliance e é o titular da 6ª Vara Cível da Capital.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *