IPVA de veículos com placas finais 5, 6 e 7 deve ser pago até 30 de abril em Mato Grosso

Vendas da indústria de transformação de SP crescem 18,4% em janeiro

O período para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 inicia neste mês de abril para os proprietários de veículos cujas placas terminam em 5, 6 e 7.

Os contribuintes têm a opção de pagar o tributo à vista, com descontos progressivos de 5% ou 3%, ou parcelar o imposto em até oito vezes seguidas.

A programação dos vencimentos deste ano foi estruturada conforme o final da placa, abrangendo os meses de março, abril e maio.

Para os veículos com placas finalizando em 5, 6 e 7, o desconto de 5% é aplicável para pagamentos efetuados até 10 de abril, enquanto o desconto de 3% será concedido até 22 de abril. O prazo final para pagamento total, sem descontos, ou para a primeira parcela é 30 de abril de 2025.

Os veículos com placas terminadas em 8, 9 e 0 terão o desconto de 5% disponível até 12 de maio e de 3% até 20 de maio. O pagamento integral ou da primeira parcela sem desconto deve ser realizado até 30 de maio de 2025.

Para quem optar por parcelar, cada parcela deve ter um valor mínimo correspondente a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT) vigente no mês do parcelamento, com todas as parcelas devendo ser quitadas até dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação.

As guias de pagamento podem ser acessadas no site oficial da Sefaz-MT. O contribuinte pode gerar o documento utilizando o número do Renavam ou do chassi do veículo.

Para aqueles que perderam o prazo, os proprietários de veículos com placas que terminam em 1, 2, 3 e 4 que não realizaram o pagamento do IPVA em março não têm mais direito ao desconto. Os valores agora estarão sujeitos a juros e multas por atraso, mas ainda podem ser parcelados em até seis vezes.

Desconto do Nota MT

Os participantes do programa Nota MT também podem conseguir um abatimento adicional no IPVA. Os pontos acumulados podem ser utilizados para um desconto de até R$ 700, que pode ser somado aos descontos já previstos no calendário.

Para isso, é preciso acessar o site ou o aplicativo do Nota MT e resgatar os pontos antes de emitir a guia de pagamento. Após a confirmação do desconto, o contribuinte pode escolher a forma de pagamento e gerar o boleto no site da Sefaz. O resgate dos pontos deve ser feito com pelo menos dois dias de antecedência do vencimento do imposto, de acordo com o final da placa.

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *