O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (14) que o Brasil receberá um investimento de R$ 8 bilhões para mapeamento geológico, pesquisa e aproveitamento mineral. Os recursos serão aplicados no território brasileiro pela mineradora saudita Ma’aden.
O ministro está em Riade, na Arábia Saudita. Pela manhã, Silveira participou da abertura do Future Minerals Forum e realizou uma reunião com o ministro da Indústria e Recursos Minerais saudita, Bandar Alkhorayef.
“Nós sabemos que carecemos muito de conhecer melhor o nosso subsolo para pesquisa e para parcerias com o setor mineral brasileiro, a fim de que possamos fazer o aproveitamento sustentável e adequado do subsolo brasileiro, porque não há transição (energética) sem mineração”, afirmou o ministro a jornalistas.
O governo espera que a participação brasileira no fórum contribua para a formulação de arcabouços técnicos para projetos de minerais críticos na África, Ásia e América Latina.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, há grande interesse na cooperação técnica do Brasil em logística e desenvolvimento de projetos minerais, bem como na mobilização de mineradoras brasileiras para engajamento em iniciativas acerca da exploração de minerais estratégicos.
A parceria entre os países visa não apenas ampliar a exploração sustentável de minerais estratégicos, mas também promover uma transição energética justa e inclusiva alinhada às práticas globais de sustentabilidade.
Durante sua passagem pelo Oriente Médio, o ministro também anunciou que os Emirados Árabes investirão cerca de R$ 15 bilhões a exploração de minerais estratégicos disponíveis em território brasileiro e que são considerados essenciais para a transição energética.
“Estaremos juntos na COP 30, no Brasil, discutindo toda a cadeia para a transição energética e a mineração sustentável, economicamente viável e segura, garantindo suprimento dos minerais críticos para a nova economia, a que nós acreditamos que fora dela não há salvação, que é a economia verde”, afirmou nesta terça (14).
Mínimo tem alta real, mas poder de compra seguirá estagnado até 2026
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online