Gisela Cardoso reeleita na OAB-MT, vence com 36% e seguirá no comando da OAB até 2027

Gisela Cardoso reeleita na OAB-MT, vence com 36% e seguirá no comando da OAB até 2027

A advogada Gisela Cardoso foi reeleita para o cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) para o triênio de 2025 a 2027.

Ela participou da eleição representando a Chapa 1 e recebeu 36,3% dos votos.

A votação ocorreu nesta segunda-feira (18) de maneira online, com um total de 14.680 advogados habilitados. Desses, 13.600 compareceram, resultando em uma taxa de participação de 92,64%.

O advogado Pedro Paulo, que liderava a Chapa 2, alcançou 31,1% dos votos. Xênia Guerra, da Chapa 3, obteve 29,5%, enquanto Pedro Henrique, da Chapa 4, ficou com 2,9%.

Houve uma abstenção de 7,36%, o que representa 1.080 votantes. Dos 13.600 advogados que votaram (92,64%), 13.272 votaram pela web e 328 utilizaram as urnas nas sedes. Nesta eleição também foram definidos os representantes das subseções da OAB no interior de Mato Grosso.

VOTOS VALIDOS: Gisela Cardoso 4.813, Pedro Paulo  4.129, Xênia Guerra  3.922, Pedro Henrique 394.

A advogada Gisela Cardoso, vencedora da eleição, liderou a Chapa 1, que tem como vice-presidente o advogado e professor Giovane Santin. Essa chapa é composta por 111 advogados, incluindo 45 candidatos a conselheiros estaduais titulares e 45 suplentes, além da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA-MT), que também apresenta nomes para as funções de secretário-geral, secretários-gerais adjuntos, diretor tesoureiro e 5 diretores suplentes. O grupo inclui ainda 3 candidatos a conselheiro federal titular e 3 suplentes, entre eles os advogados Josemar Carmerino dos Santos, Aline Luciana da Silva Velho e Max Magno Ferreira Mendes.

A Chapa 2, que ficou em segundo lugar, foi liderada pelo advogado Pedro Paulo Peixoto e teve como vice a advogada Luciana Castrequini. Denominada “Nova OAB”, essa chapa contou com o advogado Daniel Paulo Maia Teixeira como secretário-geral, a advogada Adriana Cardoso Sales de Oliveira como secretária-adjunta e o advogado Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias como tesoureiro. O grupo incluiu conselheiros titulares e suplentes, com membros tanto da capital quanto de subseções do interior.

A terceira colocada, Chapa 3, foi encabeçada pela advogada Xênia Guerra, que teve como vice o advogado Fernando Augusto Vieira de Figueiredo. Esta chapa contou com 59 membros do interior e 57 da capital, incluindo os advogados Yuri Nadaf Borges, André Luiz Soares Bernardes e Clarissa Lopes Dias Maluf.

Por fim, a Chapa 4, que ficou em último lugar e foi a última a ser formada, foi liderada pelo advogado Pedro Henrique Marques. Denominada “Silva Freire” em homenagem ao último criminalista que presidiu a instituição (1985-1987), esta chapa teve o advogado Armando Cândia como vice. Pedro Henrique, com apenas 34 anos, é o candidato mais jovem na disputa. As três principais diretorias seriam ocupadas por mulheres: Bárbara Monteiro como secretaria-geral, Adriana Meireles como secretária-geral adjunta e Nathalia Nascimento Pistorello como tesoureira.

Presidente da Comissão Eleitoral Joaquim Spadoni

 

Joaquim Spadoni, que comandou esse pleito como presidente da Comissão Eleitoral da OAB-MT,  agradeceu a participação dos advogados e advogadas. “O processo democrático da OAB-MT vai representar de forma efetiva a voz da advocacia mato-grossense. O comparecimento foi de 92,64% dos eleitores. Os gestores eleitos terão ampla legitimidade para administrar o Sistema OAB, em Mato Grosso, no próximo triênio”.

 

Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *