Para acompanhar a expansão das cidades atendidas pela comarca de Pontes e Lacerda, o Poder Judiciário de Mato Grosso reformou e inaugurou, nesta segunda-feira (18 de novembro), o prédio da unidade jurisdicional. Agora, o novo fórum recebeu o nome do juiz de Direito Clóvis Mário Teixeira de Mello e conta com o dobro do tamanho e deve garantir o atendimento das demandas locais, que, só nos últimos dois anos, aumentaram 20%.
O projeto de reforma do edifício garantiu a ampliação do espaço de 1.552,44 m² para 2.909,73 m². A adequação foi necessária para garantir acessibilidade e segurança dos servidores e população. Parte do investimento total da obra foi destinado para demolição e reconstrução de parte do prédio antigo, que estava interditado e com risco de desabamento.
“Tínhamos um fórum que estava defasado em todos os aspectos. E hoje estamos entregando uma obra com instalações simples, sem ostentação, mas com conforto, com acessibilidade, com todos os cuidados que o ser humano merece”, lembrou a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, durante a cerimônia de inauguração.A modernização do prédio garantiu a infraestrutura de acessibilidade que beneficiará a população local e dos municípios jurisdicionados pela Comarca (Conquista D’Oeste e Vale do São Domingos). Segundo o diretor do Fórum de Pontes e Lacerda, juiz Ítalo Osvaldo Alves da Silva, a nova estrutura acompanha o crescimento da região que, nos últimos dois anos, registrou um aumento de 20% das demandas judiciais.
“O Tribunal de Justiça constatou que o município cresceu e se desenvolveu. Então, essa reforma e ampliação eram necessárias para acolher os nossos servidores e os jurisdicionados. Acolher com mais segurança, com infraestrutura digna, para poder proporcionar a essas pessoas uma boa prestação jurisdicional”. O magistrado ainda destacou a estrutura de acessibilidade construída no prédio. “Vocês podem perceber que todos os locais têm os acessos ideais para pessoas com deficiência, então é um marco histórico e fico muito feliz de estar na diretoria do Fórum nesse momento histórico para Pontes e Lacerda”, completou.
A obra atende às políticas de acessibilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Resolução n.º 401.
A cerimônia de inauguração do Fórum de Pontes e Lacerda também contou com a presença do desembargador Juvenal Pereira de Silva (corregedor-geral da Justiça), o Juiz-auxiliar da Presidência do TJMT, Tulio Duailibi Alves Souza, a juíza Djessica Giseli Kuntzer, Alice Cristina de Arruda e Silva Alves (promotora de Justiça do Estado) Fernando Toledo Silva, procurador-geral do município (representando o Prefeito, Alcino Pereira Barcelos).
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Foto 1:A imagem mostra uma cena de rua com um prédio ao fundo. O edifício tem um design moderno, com grandes janelas de vidro e telhado plano. Há uma área gramada em frente ao prédio e uma calçada paralela à estrada. Foto 2: Um grupo de sete pessoas está em pé em uma sala. A frente está a des. Clarice, o juiz Ítalo e o des. Juvenal. Eles estão ao lado da placa de inauguração da nova estrutura do Fórum de Pontes e Lacerda.
Por: Priscilla Silva/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online