A Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Cáceres, localizada no estado de Mato Grosso, obteve autorização da Receita Federal para iniciar suas operações. As obras da ZPE foram retomadas em 2020 e concluídas em dezembro de 2023, após mais de 30 anos de paralisação. O governador Mauro Mendes destacou que a ZPE impulsionará a economia regional e estadual, permitindo o aumento das exportações e a expansão da indústria na região oeste de Mato Grosso.
A ZPE de Cáceres é a terceira do Brasil e possui uma área de 240 hectares. O projeto recebeu um investimento de R$ 16 milhões do Governo de Mato Grosso e foi dividido em uma área administrativa e cinco módulos onde as empresas poderão se instalar. O governador ressaltou que esse é um momento histórico para o estado e reforçou o compromisso com o desenvolvimento em todas as áreas.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a chegada da ZPE representa uma virada de página na história do município e elogiou o investimento realizado pelo governador Mauro Mendes e sua equipe.
O superintendente Regional da Receita Federal, Antônio Baltazar, destacou o crescimento de Mato Grosso, que possui um Produto Interno Bruto (PIB) três vezes superior à média nacional e uma das maiores arrecadações. Ele ressaltou as vantagens trazidas pela implementação da ZPE em Cáceres, como geração de empregos, transferência de conhecimento e desenvolvimento econômico.
Além do governador Mauro Mendes, estiveram presentes na assinatura da autorização o vice-governador Otaviano Pivetta, os senadores Wellington Fagundes e Jayme Campos, a deputada federal Gisela Simona, o deputado estadual Valmir Moretto, e os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer). Também participaram da cerimônia uma comitiva com investidores de sete empresas chinesas e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel.
Reação JA / Foto: Mayke Toscano/Secom-MT