A regra geral de impenhorabilidade de salários, prevista no Código de Processo Civil de 2015, pode ser flexibilizada para o pagamento de dívidas não alimentares, desde que seja preservado um percentual capaz de garantir a subsistência do devedor e de sua família.
Com base neste entendimento, o juiz Miguel Ferrari Junior, da 43ª Vara Cível de São Paulo, determinou que uma servidora estadual tenha 25% de seus vencimentos descontados para quitar uma dívida com um advogado, que ajuizou uma execução. O desconto mensal, segundo os autos, será de R$ 2.866,65.
Freepikhomem mostrando notas de 100 e 50 reais
Juiz ressaltou que impenhorabilidade do salário não é um princípio absoluto
Segundo o juiz, a impenhorabilidade do salário não tem natureza absoluta e deve ser considerada com outros preceitos, conforme jurisprudência firmada pelo Superior Tribunal de Justiça em 2018.
O STJ concluiu, naquela ocasião, que a penhora do salário é permitida para a satisfação de débito que não tenha natureza alimentar, desde que a constrição não prejudique o sustento digno do devedor e de sua família.
“Na atualidade, o preceito que garante a proteção salarial contra as constrições judiciais é mitigada por outros preceitos de igual envergadura, não tendo mais natureza absoluta como em tempos passados. A questão, porém, há de ser analisada de forma concreta, sobretudo para definir qual o percentual justo e adequado da constrição, mormente tendo em consideração o padrão de vida do devedor e as suas necessidades essenciais que não podem ser comprometidas pela constrição”, ponderou o magistrado.
A execução foi ajuizada pelo advogado Vitor Gomes de Mello, que atuou em causa própria.
Clique aqui para ler a decisão
Processo 1034781-51.2025.8.26.0100
Fonte: Conjur / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online