“As relações financeiras evoluem constantemente. A burocracia de antes não existe mais, são avanços, mas a era digital também abre mais possibilidades para fraudes. Diante disso é importante, é necessário, que a advocacia bancária esteja atenta e atualizada”, enfatizou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante a abertura do I Congresso Nacional de Direito Bancário, na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da OAB-MT.
O evento, realizado em parceria pela OAB-MT, a Associação Brasileira de Advogados (ABA) e a Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), acontece hoje e amanhã, com uma programação de palestras e workshops, reunindo, entre os palestrantes, profissionais renomados, como magistrados, conselheiros do CNJ e especialistas em Direito Bancário.
O presidente e o vice-presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-MT, André Luiz Ribeiro e Bruno Felipe Monteiro, citaram a importância do Congresso para o debate de temas relevantes e a oportunidade para o fortalecimento da rede de contatos profissionais. “O conhecimento é a melhor ferramenta neste momento de transformações”, pontuou André. “O evento proporcionará também um espaço privilegiado para o networking com os profissionais de diferentes áreas”, citou Bruno.
“Estou vivendo a realização de um sonho, que só está sendo possível graças a união de forças, ao trabalho em equipe, visando o melhor para a advocacia bancária de todo o Brasil, em Mato Grosso”, afirmou a presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário, Angélica Anai Ângulo.
A vice-presidente da ESA/MT, Thaís Brazil, reforçou a preocupação da Escola com os investimentos na qualificação da advocacia e a importância de Cuiabá sediar mais um Congresso Nacional.
“Eventos específicos como esse possibilitam que possamos refletir, encontrar alternativas e caminhos para o nosso trabalho, neste momento tão digital e cheio de desafios”, assinalou o juiz da 3ª Vara Especializada em Direito Bancário de Cuiabá, Alex Nunes Figueiredo.
O I Congresso Nacional de Direito Bancário aborda temas como fraudes bancárias, LGPD, marco legal das garantias, contrato de alienação fiduciária de bens imóveis e móveis, bem como suas inovações e mecanismos de garantia, cédula de crédito rural, produtos e serviços bancários, e educação financeira, entre outros.
Destacando a importância de eventos de capacitação e a atualização da advocacia, a presidente da OAB-MT, disse que a agenda de cursos continuará sendo intensa nos próximos anos. “Reafirmamos o nosso compromisso com a qualificação das advogadas e dos advogados mato-grossense”, finalizou Gisela Cardoso.
Fizeram parte do dispositivo de abertura do Congresso, ao lado da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o presidente e o vice-presidente da Comissão de Direito Bancário da Seccional, André Luiz Ribeiro e Bruno Felipe Monteiro; a vice-presidente da ESA/MT, Thais Brazil; a presidente da Comissão Nacional de Direito Bancário, Angélica Anai Ângulo; o juiz da 3ª Vara Especializada em Direito Bancário de Cuiabá, Alex Nunes Figueiredo; a juíza da 2ª Vara Especializada em Direito Bancário de Cuiabá, Rita Soraya Barros, e a juíza da Vara Especializada em Direito Bancário de Várzea Grande, Rachel Fernandes Alencastro Martins. O coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon Estadual, Ivo Vinícius Firmo, e a secretária adjunta do PROCON-MT, Cristiane Yaz Dos Santos.
Por: Judite Rosa – Assessoria de Imprensa OAB-MT/Foto: Assessoria