Júlio Campos disse que a mudança visa equiparar a estrutura da Mesa Diretora da ALMT com a da Câmara dos Deputados [Foto – JL Siqueira]
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), afirmou que vê com bons olhos a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2023. A medida altera a composição da Mesa Diretora, criando quatro novos cargos: dois de vice-presidente e dois de secretário.
Segundo Júlio Campos, a mudança visa equiparar a estrutura da Mesa Diretora da ALMT com a da Câmara dos Deputados, garantindo que mais deputados ocupem cargos de destaque. Ele enfatizou que a nova composição não resultará em aumento de gastos para a Casa. “Isso é apenas um status porque o regime é semipresidencialista. Só tem dois que comandam a Casa, que é o presidente e o primeiro-secretário. O resto faz quórum regimental”, afirmou Júlio em entrevista nesta quarta-feira (26).
A PEC 13/2023 foi apresentada pelo atual vice-presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB). A proposta inclui a criação dos cargos de terceiro vice-presidente e de quinto e sexto secretários. Conforme o inciso 2 do artigo 24, atualmente a Mesa Diretora é composta por um presidente, um primeiro e segundo vice-presidente, e quatro secretários.
A eleição para a nova composição da Mesa Diretora, referente ao biênio 2025/2026, está prevista para setembro. Atualmente, a Mesa conta com sete membros: o presidente Eduardo Botelho (União Brasil), o primeiro secretário Max Russi (PSB), a primeira vice-presidente Janaina Riva (MDB), o segundo vice-presidente Wilson Santos (PSD), o segundo secretário Valdir Barranco (PT), o terceiro secretário Gilberto Cattani (PL) e o quarto secretário Valmir Moretto (Republicanos).
O cargo de primeiro secretário é o segundo mais importante da Mesa, responsável pelo orçamento do Legislativo estadual, que gira em torno de R$ 700 milhões. Atualmente, Max Russi ocupa esta posição e é cotado para assumir a presidência em 2025, caso vença a eleição da Mesa Diretora marcada para setembro.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online