Presidente acredita que mesmo com a disputa acirrada, deputados chegarão ao consenso para disputa
Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Eduardo Botelho (União) não acredita na possibilidade de duas chapas concorrendo à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Atual presidente da Casa, Botelho confirmou o consenso entre os parlamentares de que o deputado Max Russi (PSDB) será o próximo presidente para o biênio 2025/2026. Contudo, a disputa pelos demais cargos de liderança, especialmente a primeira-secretaria, está acirrada.
A primeira-secretaria, responsável pela administração do orçamento da Assembleia, é o cargo mais cobiçado. Os deputados Beto Dois a Um (União) e Janaína Riva (MDB) são os principais concorrentes, com Dilmar Dal’Bosco também sinalizando interesse em entrar na disputa. “Não vejo a possibilidade, no momento, de aparecer uma outra chapa que faça [a disputa] completa. Acho que a disputa está muito direcionada para a primeira-secretaria entre Janaina, Beto e Dilmar, então seriam esses três disputando”, afirmou Botelho.
Nos bastidores, comenta-se que a primeira-secretaria é estrategicamente interessante para Janaína Riva, que almeja uma cadeira no Senado em 2026.
A eleição interna da Mesa Diretora, inicialmente prevista para setembro, foi antecipada para o dia 7 de agosto. A mudança se deve ao fato de alguns parlamentares estarem envolvidos nas eleições municipais, o que dificultaria a conciliação das agendas. “Se a eleição [da Mesa Diretora] for em setembro, estaremos praticamente no fim das eleições [municipais] no momento da disputa. Temos quatro pré-candidatos disputando prefeitura aqui, então isso seria ruim. Acredito que é melhor antecipar”, explicou Botelho.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online